Rio Grande do Sul

crise ambiental

Fundo tem edital de R$ 1 milhão para apoiar trabalhadores no enfrentamento das mudanças climáticas

Iniciativa está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Serão consideradas também iniciativas dos trabalhadores que sofreram mudanças em seu modo de vida direta ou indiretamente por empreendimentos de mineração - Luiz Santana/ALMG

O Labora - Fundo de Apoio ao Trabalho Digno está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto para o edital Transição Justa e Trabalho Digno: bem viver para trabalhadores dos campos, das águas e das florestas. O objetivo é fortalecer e ampliar o apoio à luta da sociedade civil pela defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores não-urbanos no Brasil. Serão doados até R$1.050.000,00 para 15 organizações.

Estão aptas a participar do edital organizações da sociedade civil, sindicatos, coletivos, grupos e movimentos populares nas lutas trabalhistas de sindicatos, coletivos, grupos e movimentos que pretendam atuar por avanços no campo do trabalho digno e da proteção social, tendo como foco prioritário o fortalecimento da luta de trabalhadores(as) e suas comunidades.

Serão consideradas também iniciativas dos trabalhadores dos campos, águas e florestas que sofreram mudanças em seu modo de vida direta ou indiretamente por empreendimentos de infraestrutura, mineração, exploração de combustíveis fósseis, expansão agropecuária e projetos de energias renováveis. Além de trabalhadoras cis e trans que lutam por equidade e combate à violência racial e de gênero em zonas rurais.

Lançado em 2022, o Labora – Fundo de Apoio ao Trabalho Digno é uma iniciativa criada colaborativamente pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, por Laudes Foundation, Fundação Ford e Open Society Foundations.


Edição: Vivian Virissimo