A candidata à prefeitura de Porto Alegre (RS), Maria do Rosário (PT) deu a largada na Caminhada da Esperança, que ocorreu neste domingo (18), no Parque da Redenção.
“As pessoas querem mudar o rumo da administração da cidade, eu estou sentindo isso pois elas trazem propostas voluntariamente”, destacou.
Ao lado da candidata a vice-prefeita, Tamyres Filgueira (Psol), Rosário lembrou que esta é uma campanha participativa, na qual praticamente todas as comunidades da capital contam com núcleos para a construção de propostas.
O movimento, batizado #PortoAlegreSIM, pretende discutir os problemas e, sobretudo, apontar soluções para que Porto Alegre seja “uma cidade boa de verdade para toda a sua gente”.
Entre as prioridades, a candidata destaca a urgência da recuperação de todo o sistema de prevenção contra as cheias e o apoio aos pequenos empresários para recuperar o desenvolvimento econômico dos bairros atingidos na enchente que colapso a cidade, além da atenção às áreas sociais da capital gaúcha.
O evento contou com a presença dos ex-prefeitos de Porto Alegre Olívio Dutra, Tarso Genro, Raul Pont e José Fortunati; das deputadas federais Reginete Bispo e Fernanda Melchionna; dos deputados estaduais Miguel Rossetto, Laura Sito, Jéferson Fernandes, Leonel Radde, Sofia Cavedon e Adão Pretto; do Ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta; do Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto; além de representantes de organizações sociais e candidatos e candidatas a Câmara Municipal na cidade.
Ações do governo federal
Na última sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Rio Grande do Sul para entregar obras após a enchente que colapsou o estado em maio. Lula entregou 253 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida Entidades a famílias de Porto Alegre e inaugurou um complexo viário da BR-116 em São Leopoldo.
Edição: Vivian Virissimo