Rio Grande do Sul

alimentação saudável

Rio Grande do Sul terá prazo ampliado para renovação de certificados de produtos orgânicos após enchente

Medida foi tomada para que os produtores possam focar na reconstrução de suas propriedades e plantios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Produtores de orgânicos: Márcia Denise Rodrigues Scheer, Marcus Rogério Scheer (D) e o Gustavo Rodrigues Scheer (E), do município de Morro Redondo (RS) - Arquivo pessoal

No Rio Grande do Sul, a Coordenação de Produção Orgânica (CPOR) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) decidiu prorrogar os prazos das verificações necessárias para a renovação dos certificados de produtos orgânicos (recertificações).

Em ofício do dia 8 de maio, a coordenação recomendou aos órgão certificadores, os Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC) do Rio Grande do Sul, que avaliem a situação de cada produtor afetado pela enchente, sobretudo os que estavam com o certificado próximo do vencimento. A validade dos certificados pode ser estendida por mais 90 dias e prorrogáveis pelo mesmo período, a critério do OAC, a contar da data de publicação do ofício.

A certificação é uma garantia de que o produto verificado é orgânico e pode ser comercializado em mercados e destinado para compras governamentais. Caso o produtor tenha apenas o cadastro junto ao MAPA, sem certificação, pode vender apenas em feiras ou diretamente para o consumidor. Os certificados têm vigência de um ano e precisam ter a renovação solicitada antes do término deste período.

Michele Iza, secretária executiva da Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS), explica que a prorrogação dos prazos tem sido essencial para ajudar na recuperação das unidades afetadas, permitindo a continuidade da comercialização e a retomada das produções. Alguns produtores ainda estão recuperando suas lavouras.

A Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul é um fórum composto por entidades do setor público e privado. A CPOrg-RS é a comissão representante do estado do RS, que tem como função levantar pautas, coordenar ações e projetos voltados para a produção orgânica.


Edição: Vivian Virissimo