Rio Grande do Sul

MEIO AMBIENTE

Porto Alegre vai sediar conferência da juventude brasileira sobre mudanças climáticas

Evento da ONU nos dias 17 e 18 de agosto está com inscrições abertas; atividade também ocorre em Manaus e Maceió

Brasil de Fato | Porto Alegre |
ONG Eco Pelo Clima está entre os organizadores da Conferência Local da Juventude Brasileira sobre Mudanças Climáticas - Foto: Andréa Graiz/Instagram Eco Pelo Clima

Porto Alegre será palco, neste final de semana (17 e 18), da Conferência Local da Juventude Brasileira sobre Mudanças Climáticas (LCOY). O evento ocorre na Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Sul (APCEF) e vai receber jovens de todas as regiões do estado. Ligada à ONU, a LCOY é uma iniciativa da YOUNGO, o Grupo Oficial de Jovens da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Com o tema "mitigação, adaptação e perdas e danos", o objetivo do evento é engajar a juventude na discussão e ação sobre as mudanças climáticas. Alem de Porto Alegre, Manaus (AM) e Maceió (AL) receberão a conferência da ONU, entre 21 e 24 de agosto.

Ao final da atividade, será elaborado um documento que vai diretamente para a COY 19 e COP 29 - conferências internacionais sobre mudanças climáticas que ocorrerão no Azerbaijão este ano. A iniciativa permitirá que as preocupações e propostas dos jovens brasileiros sejam ouvidas no cenário global.

Ativista climática que está na organização do evento e faz parte do Eco Pelo Clima, Thais Yutori celebra a realização de um evento de incidência internacional no estado. "É incrível, pois é uma oportunidade para mostrarmos ao mundo os desafios que enfrentamos por aqui, como os avanços dos eventos climáticos extremos, a degradação desenfreada do Pampa e os desmontes das leis ambientais. Ao mesmo tempo, criamos as soluções colaborativamente junto a outras juventudes do estado."

A presença dos jovens gaúchos na LCOY reforça a importância do engajamento comunitário e da colaboração em iniciativas que buscam soluções imediatas para os desafios climáticos. "O Rio Grande do Sul tem sido altamente impactado pela crise climática. Passamos recentemente pela maior enchente já vista na história do nosso estado, precisamos engajar a juventude na construção das soluções que irão impactar o futuro que já é nosso", diz Thais.

A conferência promete ser um marco na mobilização da juventude em prol de um futuro mais sustentável e resiliente. Conta com uma programação repleta de informações sobre o tema, construção do documento de forma coletiva, programação cultural e capacitação sobre mudanças climáticas interseccionada com a realidade local.

As inscrições para a conferência estão abertas e podem ser acessadas por meio do link www.sympla.com.br/evento/lcoy-porto-alegre/2571906


Edição: Marcelo Ferreira