Rio Grande do Sul

Proseando em Tupi

Jogo de tabuleiro será usado em escolas de Viamão (RS) para valorizar influência do Tupi na língua portuguesa no Brasil

Projeto 'Proseando em Tupi' vai levar material lúdico para práticas de alfabetização em escolas de Viamão (RS)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O projeto ainda está em processo de desenvolvimento e deverá ser lançado oficialmente em janeiro de 2025 - Poliana Peres

Um jogo de tabuleiro para conscientizar e valorizar a importância da língua Tupi como patrimônio cultural imaterial. Essa é a proposta do projeto 'Proseando em Tupi', que está produzindo um material pedagógico para ser trabalhado em sala de aula com estudantes do ciclo de alfabetização, alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de nove escolas do município de Viamão (RS). O projeto ainda está em processo de desenvolvimento e deverá ser lançado oficialmente em janeiro de 2025.

A ferramenta é voltada a desenvolver habilidades de expressão corporal e de fluência leitora, utilizando como vocabulário as palavras incorporadas do Tupi à Língua Portuguesa Brasileira, de forma contextualizada com a flora e a fauna presentes no território nacional. A intenção do projeto é resgatar e reconhecer a procedência das palavras dos povos originários do território brasileiro.

“O jogo é uma potência para a aprendizagem de conceitos por parte do estudante, já que promove interação, e através dela que a aprendizagem se concretiza”, destaca a idealizadora do projeto, a professora Jaqueline Gomes Nunes. Ela observa que, entre as cartas de leitura, haverá, ainda, um baralho adaptado com figuras para os alunos identificarem os nomes das plantas e dos animais ilustrados. “Tal adaptação é voltada para os alunos com dificuldade de fala ou que ainda não leem”, explica.

A iniciativa, realizada pela empresa Diana Manenti Produção e Arte, com produção executiva e assessoria artístico-pedagógica de Giancarlo Carlomagno, prevê, ainda, a formação dos professores de anos iniciais da rede pública de Viamão, sobre o uso do jogo em sala de aula e suas potencialidades no ensino interdisciplinar para as práticas de alfabetização. Dessa forma, terá a concepção de propostas didáticas para as áreas de Educação Artística, Alfabetização e Ciências da Natureza.

Ao todo, serão feitas 45 cópias do jogo, para serem distribuídas em escolas localizadas nos bairros Cecília, Augusta e Jari. Cada uma delas, receberá cinco exemplares do jogo, que, em sua versão final, terá diferentes propostas didáticas (organizadas conforme gradação de dificuldade) para alfabetização, englobando os diferentes níveis de escrita e leitura.

A Iniciativa conta com financiamento da Lei Complementar nº 195/2022 do Ministério da Cultura, repassado pela Sedac/RS, via Lei Paulo Gustavo Pró-Cultura RS.  


Edição: Vivian Virissimo