Um jogo de tabuleiro para conscientizar e valorizar a importância da língua Tupi como patrimônio cultural imaterial. Essa é a proposta do projeto 'Proseando em Tupi', que está produzindo um material pedagógico para ser trabalhado em sala de aula com estudantes do ciclo de alfabetização, alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de nove escolas do município de Viamão (RS). O projeto ainda está em processo de desenvolvimento e deverá ser lançado oficialmente em janeiro de 2025.
A ferramenta é voltada a desenvolver habilidades de expressão corporal e de fluência leitora, utilizando como vocabulário as palavras incorporadas do Tupi à Língua Portuguesa Brasileira, de forma contextualizada com a flora e a fauna presentes no território nacional. A intenção do projeto é resgatar e reconhecer a procedência das palavras dos povos originários do território brasileiro.
“O jogo é uma potência para a aprendizagem de conceitos por parte do estudante, já que promove interação, e através dela que a aprendizagem se concretiza”, destaca a idealizadora do projeto, a professora Jaqueline Gomes Nunes. Ela observa que, entre as cartas de leitura, haverá, ainda, um baralho adaptado com figuras para os alunos identificarem os nomes das plantas e dos animais ilustrados. “Tal adaptação é voltada para os alunos com dificuldade de fala ou que ainda não leem”, explica.
A iniciativa, realizada pela empresa Diana Manenti Produção e Arte, com produção executiva e assessoria artístico-pedagógica de Giancarlo Carlomagno, prevê, ainda, a formação dos professores de anos iniciais da rede pública de Viamão, sobre o uso do jogo em sala de aula e suas potencialidades no ensino interdisciplinar para as práticas de alfabetização. Dessa forma, terá a concepção de propostas didáticas para as áreas de Educação Artística, Alfabetização e Ciências da Natureza.
Ao todo, serão feitas 45 cópias do jogo, para serem distribuídas em escolas localizadas nos bairros Cecília, Augusta e Jari. Cada uma delas, receberá cinco exemplares do jogo, que, em sua versão final, terá diferentes propostas didáticas (organizadas conforme gradação de dificuldade) para alfabetização, englobando os diferentes níveis de escrita e leitura.
A Iniciativa conta com financiamento da Lei Complementar nº 195/2022 do Ministério da Cultura, repassado pela Sedac/RS, via Lei Paulo Gustavo Pró-Cultura RS.
Edição: Vivian Virissimo