Entre os dias 19 e 23 de agosto, quatro artistas da África apresentam o espetáculo Ẹ̀taare - A Semente (Afriká no Sul) em Porto Alegre (RS). A viência/show mescla músicas, dança e poesias tradicionais africanas e é composta pelos artistas Ìdòwú Akínrúlí, da Nigéria, Kanhanga, de Angola, Loua Pacom Oulaï, da Costa do Marfim, e Kizua, de Angola.
Com repertório baseado no diálogo entre as referências musicais e artísticas de cada um dos participantes, o espetáculo propõe o encontro de três culturas do Continente Africano em solo brasileiro. As apresentações terão entrada franca.
A vivência é conduzido por meio do compartilhamento de histórias de sabedoria e filosofia africana, contadas por poesias, canções tradicionais e também pelos ritmos dos tambores tradicionais: a família do Bàtá, Djembe e Dunnu.
Em cena, quatro imigrantes conduzem uma vivência com o público, compartilhando seus conhecimentos, musicalidade e experiências de vida. Segundo o artista Ìdòwú Akínrúlí, idealizador do projeto, “o show é capaz de transportar o público em uma viagem pelo Atlântico e aportar em terras africanas”.
“O poder desse encontro está, também, na representatividade dos artistas imigrantes, que, apesar de todas as dificuldades que essa condição os reserva, seguem sorrindo, felizes e dispostos a compartilhar seus conhecimentos, capazes de despertar na juventude e nas famílias, além da esperança e ferramentas de movimentação social, a própria Consciência Brasileira, também conhecida como Consciência Negra”, destaca Akínrúlí.
As apresentações serão descentralizadas e irão ocorrer em três instituições atuantes em comunidades socialmente vulneráveis de Porto Alegre. São elas: Associação Famílias em Solidariedade - Afaso (dia 19, às 10h); Associação das Creches Beneficentes do RS - Acbergs Vila (dia 21, às 10h), e no Cirandar Chocolatão (dia 23, às 14h).
Edição: Vivian Virissimo