Rio Grande do Sul

10 ANOS DE FANFARRA

Bate Sopra celebra 10 anos de atividade em apresentação histórica na Imperadores do Samba neste sábado (10)

Repertório promete emocionar com uma década de história e terá muita fanfarra e batucada com Turucutá e Sopre Suas Feras

Brasil de Fato | Porto Alegre |
De cortejo em cortejo, o coletivo atravessou a cidade e também foi atravessado por ela. Para a Bate Sopra a rua é o palco mais importante - Imagem: Aruna Cruz

O grupo de fanfarra Bate Sopra comemora dez anos de formação agora neste mês de agosto. A grande festa de aniversário será neste sábado (10), às 21h, na quadra da Imperadores do Samba (Av. Padre Cacique, 1567).

Ao lado de convidados especiais, Turucutá e Sopre Suas Feras, o grupo sobe ao palco para celebrar essa década de atividades, shows, criações e cortejos. Vai ter fanfarra, DJ's e batucada. Os ingressos para o Baile Bate Sopra 10 Anos podem ser adquiridos pela internet.

De cortejo em cortejo, o coletivo atravessou a cidade e também foi atravessado por ela. Dos ensaios nas manhãs ensolaradas no Parque da Redenção até os shows, festas, participação em edições do Honk pelo Brasil afora, festivais de música e os incontáveis dias dentro de estúdios, o repertório de sábado promete reviver todos esses momentos e emocionar o público.

Para a Bate Sopra a rua é o palco mais importante

Formada em 2014, a Bate Sopra é uma fanfarra composta por instrumentos de sopro e percussão. Ao longo da sua caminhada já se apresentou nas ruas e em diversos espaços culturais do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília. Em 2019, foi vencedora do Festival de Música de Porto Alegre na categoria música de rua, com a obra "Ventania".

Em 2023, lançou seu primeiro EP chamado "Transmutação Urbana". O trabalho, que conta com cinco faixas autorais, foi produzido e gravado em conjunto com o coletivo Pedra Redonda, na capital gaúcha, e celebra 10 anos de atividades ininterruptas – marcando cada vez mais o seu espaço na cena da música instrumental independente.

A junção de fatores musicais, somada à ocupação dos espaços públicos com alegria e luta, fazem com que a Bate Sopra mova centenas de pessoas durante as apresentações, sendo carinhosamente chamada por seu público como a fanfarra mais querida da cidade.


Ao longo da sua caminhada a fanfarra já se apresentou nas ruas do RS, de SP, do RJ e de BSB e foi vencedora do Festival de Música de Porto Alegre, em 2019 / Foto: @viniangeli-56

Convidados

No show deste sábado (10), marcam presença os coletivos Sopre suas Feras, fanfarra feminina e feminista que partiu da vontade de construir um espaço musical mais seguro para as mulheres – capaz de subverter a ordem dominante no meio musical.

Sopre suas Feras se aventura na experiência que é tocar um instrumento, interpretar, arranjar, performar e celebrar à sua maneira, apresentando um roteiro de músicas relevantes interpretadas por mulheres da cena local, nacional e internacional.

Com referências dos antigos carnavais e respeito ao povo das escolas de samba, a Turucutá chega forte com instrumentos de percussão melodicamente acompanhados por vozes, sopros e cordas, propondo mais vida, cores, emoções e liberdade para o nosso dia a dia. Com um repertório que flutua do samba ao rock, do ijexá ao funk, do makulelê ao afoxé, a "Turu" é eclética e livre de preconceitos musicais.

Serviço

Baile Bate Sopra 10 Anos

Data: sábado (10)

Horário: 21h

Local: Quadra da Imperadores do Samba – Av. Padre Cacique, 1567, Praia de Belas – Porto Alegre (RS)

Ingressos: https://sympla.com.br/evento/baile-bate-sopra-10-anos/2559914


Edição: Katia Marko