Rio Grande do Sul

Reconstrução

Governo federal assina contratos de 300 casas para famílias rurais atingidas por enchente no RS nessa quinta (8)

Ato acontece em Marques de Souza e beneficia atingidos pela enchente de 2023 que aguardam reconstrução de residências

Brasil de Fato | Marques de Souza (RS) |
Ato realizado em Muçum, em março, garantiu recursos que agora começam a ser liberados para a construção das unidades habitacionais - Maria Eulália Silva de Sá

Nesta quinta-feira (8), o governo federal assina, no município de Marques de Souza, 300 contratos do programa Minha Casa, Minha Vida Calamidade, na modalidade Rural, para atender famílias de áreas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Serão contemplados municípios reconhecidos em situação de Calamidade e Emergência pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional ainda devido as ocorrências de setembro e novembro de 2023. Conforme informado pela assessoria do Ministério das Cidades, a assinatura dos contratos possibilita o início efetivo das obras.

A construção será feita sob responsabilidade da Cooperativa de Habitação Camponesa, vinculada ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar, vinculada à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), metade pra cada entidade. São as primeiras casas de um total de 600 que atenderão famílias de agricultores que tiveram a liberação dos recursos anunciada em ato realizado na cidade de Muçum, em fevereiro passado.

Entre as presenças confirmadas estão Hailton Madureira, secretário nacional de Habitação, representando o Ministério das Cidades; Maneco Hansen, secretário executivo do Ministério Extraordinário para a Reconstrução do RS; Noemi Lemes, Superintendência de Habitação Rural e Entidades Urbanas da Caixa; e César Augusto Moreira, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária do RS. Os organizadores têm expectativa da presença do ministro Paulo Pimenta, atual titular da pasta da Reconstrução do RS, mas até o fechamento desta nota não havia a confirmação da sua presença no ato.


Edição: Katia Marko