O Museu da Cultura Hip Hop RS abriu uma nova chamada para o Programa de Formação: Oficinas 5 Elementos. Composto por duas turmas de cada curso, o programa irá formar gratuitamente 570 alunos através de oficinas com 24 horas, sendo 8 encontros de 3 horas-aula cada. As aulas acontecem em Porto Alegre (RS).
Serão oferecidos cursos de MC, DJ, breaking e graffiti e para concorrer às vagas disponíveis, os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponibilizado nas redes oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS até dia 14 de agosto. Além disso, por meio da Alvo Cultural, os oficineiros estão realizando uma busca nas escolas públicas dos bairros Rubem Berta e Vila Ipiranga, zonas periféricas no entorno do Museu, o que facilitará o acesso dos selecionados para comparecerem aos cursos.
O programa tem como prioridade estudantes em vulnerabilidade social, negros e mulheres. Também existe uma cota de suplentes para que, em caso de desistência, as turmas sejam fechadas através desta lista de espera. Ao finalizarem o curso, os alunos irão receber certificação.
O projeto é financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio master Petrobras e patrocínio do Instituto Neoenergia. A iniciativa é co-produzido pela Alvo Cultural e vai trabalhar temas como fortalecimento da cidadania, autonomia responsável e construção de consciência pública, tendo como tema horizontal a cultura hip hop.
Sobre o Museu da Cultura Hip Hop RS
Inaugurado no ano do cinquentenário do hip hop no mundo, o Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro da América Latina dedicado ao movimento. Com um espaço de quatro mil metros quadrados, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos.
O complexo conta com cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop gaúcho. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, conta com salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical, multipalco e a Quadra Petrobras. O Museu da Cultura Hip Hop do RS tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Instituto Neoenergia. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Edição: Vivian Virissimo