Agora a palestra do cientista e climatologista Carlos Nobre, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2007 e referência mundial sobre mudanças climáticas ocorre no Salão de Atos da UFRGS, na próxima quarta-feira (7).
A realização é do mandato da deputada federal Fernanda Melchionna em conjunto com o mandato da deputada estadual Luciana Genro, ambas do PSOL-RS, por meio da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do S.
“Ficamos muito felizes com a enorme procura dos porto-alegrenses em estar conosco nesse debate que é fundamental e urgente. Mudamos o local para que mais pessoas possam assistir a palestra de Carlos Nobre e pensar conosco sobre adaptação climática, mitigação de danos e preservação do meio ambiente”, afirma Fernanda Melchionna.
O evento é gratuito, aberto ao público e conta com certificação. Para participar, é necessário se inscrever por meio do link: https://bit.ly/extremosclimaticos.
Sobre Carlos Nobre
Carlos Nobre tem uma vida de estudos sobre o clima, fez parte da equipe internacional de cientistas do IPCC (painel da ONU sobre mudanças climáticas) que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, por alertar sobre os riscos do aquecimento global, junto com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.
Nobre foi um dos primeiros cientistas a alertar sobre os perigos da savanização da Amazônia e ampliação de ciclones extratropicais no Sul do país, provocados pelas mudanças climáticas. É autor e co-autor de mais de 130 artigos científicos, livros e capítulos de livros.
Atuou com posição de destaque em instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, International Geosphere Biosphere Programme, Universidade de São Saulo. Além do Nobel, recebeu premiações como Personalidade Ambiental do WWF (World Wildlife Fund), a medalha Alexander von Humbolt da European Geophysical Union (AGU), entre outras condecorações.
Edição: Marcelo Ferreira