Rio Grande do Sul

RETOMADA DA CULTURA

Festival Choro da Serra Gaúcha dá início a sua terceira edição nesta sexta (2) em São Francisco de Paula

Evento celebra a cultura popular brasileira em programação gratuita até segunda (5), com shows e oficinas educativas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com programação gratuita de sexta (2) a segunda-feira (5), evento reunirá apresentações da música popular brasileira, workshops e oficinas educativas - Foto: André Feltes

A cidade de São Francisco de Paula (RS) será novamente palco de celebração da cultura e da música popular brasileira. A terceira edição do Festival de Choro da Serra Gaúcha tomará conta do município do nordeste Sul-Rio-Grandense de sexta (2) até segunda-feira (5).

Com uma vasta programação gratuita, o evento reunirá amantes da música, turistas e comunidade local para apreciar as melodias do Chorinho e desfrutar das belezas naturais e culturais da região que tem se consolidado como um expoente do turismo no estado. As festividades também marcam a retomada dos grandes eventos do setor cultural após as tragédias climáticas que acometeram todo o Rio Grande do Sul.

A edição de 2024 do festival traz como destaque Nilze Carvalho, aclamada sambista e multi-instrumentista, cuja voz e presença de palco prometem encantar e emocionar público de todas as idades.

Com trajetória marcante no cenário do samba, que se estende por mais de quatro décadas, Nilze é uma verdadeira embaixadora da música popular brasileira, com habilidade excepcional no cavaquinho e bandolim. Premiada como Melhor Cantora e Melhor CD pelo "Prêmio Música da Lapa", além de uma indicação ao Grammy Latino, ela trará ao mega evento o melhor do Chorinho, celebrando a riqueza e a diversidade da música brasileira.


Nilze Carvalho é o destaque da edição de 2024 - sambista e multi-instrumentista premiada como Melhor Cantora e Melhor CD pelo "Prêmio Música da Lapa" e indicada ao Grammy Latino / Foto: Valéria Martins

Os quatro dias de festa contarão, ainda, com uma seleção de artistas e grupos que representam toda a vibração da música popular brasileira. Os espetáculos vão desde Choros até os ritmos que permeiam a riqueza sonora do país. O evento também promoverá uma série de oficinas educativas em escolas municipais e workshops para músicos.


Festividades contarão com uma seleção de artistas e grupos que representam a vibração da música popular brasileira / Foto: André Feltes

Oficinas para crianças

Oficinas musicais gratuitas serão oferecidas pelo evento a cerca de 500 crianças do município serrano. Na ocasião, será apresentado o musical infantil “A Música da Nossa Gente”, que conduzirá os estudantes em uma viagem através da história da música popular brasileira, explorando o samba, o maracatu, a bossa nova, o forró e os múltiplos gêneros naturais do país. A ideia é oferecer uma jornada através da som e revelar como a fusão das culturas africana, europeia e indígena deu origem à música que conhecemos hoje.


Oficinas musicais gratuitas serão oferecidas pelo evento a cerca de 500 crianças do município. Estudantes farão uma viagem através da história da música popular brasileira / Foto: André Feltes

Parceira do evento desde a primeira edição, a ONG Sol Maior levará uma turma de 20 alunos para assistir as oficinas e as apresentações musicais. Fundada em 2007, a Sol Maior atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com aulas gratuitas de música e dança como fator de inserção social.

São Francisco de Paula

Conhecida pela rica cultura e eventos icônicos, a cidade oferece uma atmosfera única que promete complementar a essência do que é o Choro. Ao visitar o festival, os participantes também terão a oportunidade de explorar as belezas naturais e o charme histórico de São Francisco de Paula.

Situada na deslumbrante Serra gaúcha, o município conta com pontos importantes de visitação como o Parque das Oito Cachoeiras e suas vistas deslumbrantes e o sereno Lago São Bernardo, indicado para passeios relaxantes. A Floresta Nacional é um refúgio da biodiversidade, abrigando espécies raras e preciosas da fauna e flora.

O charme da cidade também é apreciado por seu centro histórico, com edificações coloniais que narram histórias e fazem uma ponte com o passado do país. A Igreja Matriz São Francisco De Paula, ícone da arquitetura colonial, também é um local procurado pelos turistas. O objetivo da programação é oferecer aos participantes uma imersão na música, natureza e história, sem desafinar.

Programação

Sexta-feira (2)

16h | Show de Abertura

Local - Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula

Sábado (3)

10h | Composição coletiva do Festival - Professor Mathias Pinto

13h | Painel - Choro: Patrimônio Histórico Imaterial - IPHAN - Rafael Velloso

Local - Centro de Informações Turísticas de São Francisco de Paula

Das 15h às 21h

Local - Mátria Parque de Flores Boulevard – descendo a Serra (Caxias do Sul)

Luiz Machado e Paulo Carvalho - Especial Waldir Azevedo (Porto Alegre)

Bruno Silva - Trompete (Rio de Janeiro)

Grupo Barbarizando o Choro ( Porto Alegre)

Oficina de Choro de Porto Alegre

Rafael Velloso e grupo Nosso Choro (Pelotas)

Nilze Carvalho (Rio de Janeiro)

Os shows de sábado, das 15h às 21h, ocorrerão no Mátria Boulevard, com entrada gratuita. Para a visitação dos jardins do Mátria será cobrado ingresso à parte.

Domingo (4)

11h | Roda de Choro de encerramento (em caso de chuva será cancelada)

Segunda-feira (5)

Das 8h30 às 15h30 | Oficina “A Música da nossa gente”

Local - Escolas Municipais de São Francisco de Paula

A programação completa do Festival de Choro da Serra Gaúcha pode ser conferida nos canais oficiais do evento: https://festivaldechoro.com e https://www.instagram.com/festivaldechoro


Edição: Marcelo Ferreira