Rio Grande do Sul

TEATRO

Projeto Territórios de Cultura - Arte por toda parte abre inscrições para cursos gratuitos

As inscrições vão até o dia 1º de agosto; As aulas irão ocorrer de agosto a dezembro, no Teatro Hebraica e na CCMQ

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, em edital promovido pela Cultura do RS. Tem produção executiva da 5 Atos Produções e é realizado pelo Grupo Borogodó. - Foto: Qex

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de teatro da 3ª edição do projeto "Territórios de Cultura - Arte por toda parte". As aulas irão ocorrer de agosto a dezembro, no Teatro Hebraica e na Casa de Cultura Mario Quintana, ambos em Porto Alegre, com turmas para atores iniciantes e experientes, e incluem a entrega de certificados e a participação em apresentações abertas ao público.

A proposta visa promover a arte e a educação através de um Laboratório de Iniciação Teatral, dedicado àqueles que buscam o primeiro contato com o teatro, e um Laboratório de Criação e Montagem Cênica para atores e atrizes que já têm experiência.

As inscrições vão até o dia 1º de agosto e podem ser realizadas pelo link disponibilizado no site grupoborogodo.com.br ou nas redes sociais do grupo. Além dos laboratórios, o projeto irá proporcionar diversas oportunidades formativas que serão divulgadas ao longo das semanas, como oficinas de samba, artesanato, capoeira, capacitações em Libras e em uso de tecnologias para sala de aula.

Esta edição objetiva ocupar espaços públicos, escolas e pontos de cultura, reforçando a importância desses locais de criação e difusão artística, especialmente em um momento em que comunidades enfrentam os desafios impostos pelas recentes enchentes gaúchas. Através dessas iniciativas, o projeto busca não apenas resgatar e valorizar as tradições culturais, contratando artistas e educadores locais, mas também oferecer um apoio significativo às populações afetadas, promovendo a resiliência e a solidariedade.

Há reserva de vagas na programação para estudantes e professores de instituições públicas de ensino, minorias sociais e residentes de áreas vulneráveis, a partir dos 16 anos. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, em edital promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do RS. Tem produção executiva da 5 Atos Produções e é realizado pelo Grupo Borogodó, coletivo artístico reconhecido recentemente pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Cultura Viva.

Detalhes das Atividades

Laboratório Extensivo de Iniciação Teatral: Voltado para interessados que pretendem ter seu primeiro contato com o teatro, este curso utiliza jogos teatrais e exercícios para introduzir os alunos à prática da cena. A proposta é despertar a criatividade dos participantes através do uso consciente do próprio corpo como instrumento de expressão.

Dia: Sábado
Horário: 13h30 às 15h30
Período: 3 de agosto a 30 de novembro
Locais: Teatro Hebraica  (Rua João Telles, 508 - Bom Fim, Porto Alegre) e Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro, Porto Alegre)

Laboratório Extensivo de Criação e Montagem Cênica: Destinado a pessoas com alguma experiência teatral, este curso foca na montagem de um espetáculo desenvolvido ao longo das aulas. As atividades incluem estudos práticos, jogos dramáticos e métodos de composição cênica em diversas linguagens artísticas, preparando os participantes para atuar em diferentes produções teatrais.

Dia: Sábado
Horário: 15h30 às 17h30
Período: 3 de agosto a 30 de novembro
Local: Teatro Hebraica  (Rua João Telles, 508 - Bom Fim, Porto Alegre) e Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro, Porto Alegre)

Sobre o Grupo Borogodó


Grupo Borogodó, coletivo artístico reconhecido recentemente pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Cultura Viva. / Foto: Alexandro Auler

Coletivo transdisciplinar em criação artística e ações pedagógicas, reconhecido pelo MinC com o Prêmio Cultura Viva (2024). Em seu portfólio de trabalhos destacam-se o Festerê – Festival de Teatro para Infância e Juventude (Vencedor do Prêmio Tibicuera de Teatro Infantojuvenil de “Ação Formativa” em 2021), o Quarta Parede – Festival Internacional de Artes Cênicas; o BOBO – Festival Internacional de Comédia.

Junto dos espetáculos do grupo, adultos e infantojuvenis, e das mostras teatrais de oficinas formativas, desenvolve também pesquisa e produção de ações de artes integradas, resultando na execução de projetos que privilegiam, além das artes cênicas, os segmentos da Literatura, do Audiovisual, da Música, das Culturas Populares, do Folclore e da Educação Patrimonial.


Edição: Katia Marko