Rio Grande do Sul

Mobilidade Urbana

Trensurb amplia horário da operação emergencial, que passa a ocorrer das 5h às 23h 

Mudança atende uma solicitação realizada por instituições de ensino localizadas no entorno da linha metroviária

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A previsão é chegar até a estação Mercado, no centro de Porto Alegre, até 24 de dezembro, ainda com restrições de velocidade - Foto: Joka Moura/Ministério Extraordinário

A partir de segunda-feira (22), a operação emergencial da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) passa a ocorrer das 5h às 23h. A ampliação de horário atende a uma solicitação realizada por instituições de ensino localizadas no entorno da linha metroviária. A viabilidade dessa medida foi confirmada por técnicos da empresa em avaliações das condições operacionais e de manutenção nos últimos dias.

Devido às enchentes causadas pela crise climática que assolou o Rio Grande do Sul, a Trensurb suspendeu, no dia 3 de maio, a circulação dos trens. Com o recuo das águas, a limpeza das estações e trilhos, a empresa retomou a operação parcial do metrô, em caráter emergencial, no dia 30 de maio. 

Conforme destaca o diretor-presidente Ernani Fagundes, gradualmente a empresa vai avançando em direção à retomada da operação até a capital, prevista para ocorrer até 20 de setembro. "Sabemos da relevante importância social que nossa empresa exerce e nossos esforços estão todos voltados para o restabelecimento pleno da operação", disse.

Atualmente, o trem circula de Novo Hamburgo a Canoas. Com a retomada da cobrança da tarifa um ônibus gratuito leva os usuários de Porto Alegre a Canoas com embarque e desembargue na estação Mathias Velho. 

A previsão é chegar até a estação Mercado, no centro de Porto Alegre, até 24 de dezembro, ainda com restrições de velocidade e nos intervalos entre viagens, mas com todas as garantias de segurança.

Com base em levantamentos realizados pelo corpo técnico da empresa desde o início das enchentes, foram identificados 55 projetos necessários para a recuperação da Trensurb e a retomada da operação plena, totalizando um investimento estimado de R$ 273 milhões.

O intervalo entre as viagens dos trens, entre 5h e 22h, segue sendo de 18 minutos. Das 22h às 23h, passam a ser de 30 minutos.

Novas paradas na Capital

A partir de segunda, os ônibus integrados oferecidos pela Trensurb para o deslocamento entre Porto Alegre e Canoas, terão novas paradas.

Partidas da Estação Mathias Velho – Viagens com destino à Estação Mercado, com paradas apenas para desembarque nas estações Aeroporto, Farrapos e Mercado - terminal Parobé, das 5h15 às 23h50. O embarque e desembarque em Mathias Velho é feito no terminal de integração da estação.

Partidas da Estação Mercado – Viagens diretas com desembarque apenas na Estação Mathias Velho, das 5h30 às 22h10. O embarque e desembarque em Mercado é realizado no terminal Parobé, junto ao Mercado Público da capital, em parada devidamente identificada.

Partidas da Estação Aeroporto – Viagens com destino à Estação Mathias Velho, com parada apenas para embarque na Estação Farrapos, das 6h20 às 9h e das 16h às 22h10. O embarque e desembarque em Aeroporto é realizado na parada de ônibus junto à estação, em parada devidamente identificada, no lado norte, junto ao terminal do aeromóvel. Na Estação Farrapos, tanto o embarque quanto o desembarque também serão feitos na parada junto à estação.


Edição: Marcelo Ferreira