Rio Grande do Sul

Mobilidade Urbana

Ônibus para usuários da Trensurb começam a operar ao lado do Mercado Público

A partir deste sábado (13) a Trensurb volta a fazer a cobrança de sua tarifa normal, de R$ 4,50

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A EPTC, em conjunto com a Metroplan, fará o monitoramento e orientação aos usuários no local de embarque e desembarque - Foto: Fabiana Reinholz

Como anunciado no início desta semana, a partir deste sábado (13) os usuários da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) terão ponto de embarque e desembarque da linha Integração Mathias na Praça Parobé, próximo às lojas 9 e 17 do Mercado Público, no Centro Histórico. Até essa sexta-feira (12), esse transporte ocorria no Terminal Conceição.

A mudança atende a um pedido de comerciantes da região central e foi definida em reunião entre as secretarias municipais de Administração e Patrimônio (SMAP) e Mobilidade Urbana (SMMU), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Trensurb e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Serão 40 ônibus colocados pela Metroplan à disposição dos usuários do Trensurb para possibilitar o deslocamento até a Capital. O serviço começa a funcionar das 5h15, nos dois sentidos, e ocorre até as 21h10, no sentido Porto Alegre/Canoas, e até as 22h45 no sentido contrário.

A EPTC, em conjunto com a Metroplan, fará o monitoramento e orientação aos usuários no local de embarque e desembarque.

Segundo a Trensurb, os ônibus serão devidamente identificados e farão o trajeto direto, sem paradas intermediárias e em ambos os sentidos. A frequência das viagens dos coletivos será conforme a demanda de passageiros.

Tarifas voltam ao normal

A partir deste sábado a Trensurb volta a fazer a cobrança de sua tarifa normal, de R$ 4,50 nas 14 estações em operação. Esse valor também dará aos usuários o direito de utilizar os ônibus para chegar ao Centro de Porto Alegre, junto à Estação Mercado, sem pagamento adicional, pois a empresa metroviária passa a assumir a responsabilidade pelo custeio desse trajeto.

Devido às enchentes causadas pela crise climática que assolou o Rio Grande do Sul, a Trensurb suspendeu no dia 3 de maio a circulação dos trens. Com o recuo das águas, a limpeza das estações e trilhos, a empresa retomou a operação parcial do metrô, em caráter emergencial, no dia 30 de maio.

Os trens seguem funcionando entre as estações Novo Hamburgo e Canoas, das 5h às 22h. Os intervalos entre viagens seguem em 18 minutos e o terminal de embarque e desembarque do trajeto entre Canoas e Porto Alegre, continua sendo junto à Estação Mathias Velho.


Edição: Marcelo Ferreira