Rio Grande do Sul

RECONSTRUÇÃO

CAMP promoverá o Ciclo de Debates ‘Porto Alegre: Nosso Bem Comum’

O painel de abertura contará com a participação do ex-governador Olívio Dutra na noite do dia 2 de agosto na Alergs

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A diretoria do CAMP destaca que além de incorporar as noções do bem viver, esperam que o ciclo contribua para o resgate do debate político que tanto caracteriza Porto Alegre - Foto: Katia Marko

Nos dias 2 e 3 de agosto, o CAMP - Centro de Assessoria Multiprofissional promoverá o Ciclo de Debates "Porto Alegre: Nosso Bem Comum”. O painel de abertura, na sexta-feira (2), das 18h às 20h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, contará com a participação do ex-governador Olívio Dutra, o ambientalista Francisco Milanez e doutora em Planejamento Urbano e Regional Betânia Alfonsin, para tratar do tema “O desafio que nos convoca: mudança climática, democracia e inclusão no futuro de Porto Alegre”.


Painel de abertura será na sexta-feira (2), das 18h às 20h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa / Divulgação

Segundo os organizadores, o objetivo do ciclo é debater e formular propostas voltadas à construção da Capital que “almejamos - saudável, inclusiva, democrática e sustentável -, sob a perspectiva do desenvolvimento socialmente justo e do combate à segregação espacial e social urbana”.

A diretoria do CAMP destaca que além de incorporar as noções do bem viver, esperam que o ciclo contribua para o resgate do debate político que tanto caracteriza Porto Alegre. “Elegemos como eixos temáticos para o Ciclo: o acesso à água, saneamento e energia; o direito ao transporte público e moradia; a gestão e uso dos espaços públicos; o incentivo à cultura; a viabilidade de uma segurança cidadã e a organização de uma defesa efetivamente civil ante aos eventos climáticos e suas consequências; a construção de uma estratégia para uma economia justa, solidária e popular. Estes eixos dialogam com lutas históricas, que negam a mercantilização dos itens básicos da vida e reafirmam o direito à cidade.”

Na avaliação da entidade, que completou 40 anos trabalhando na formação e educação popular, uma construção desta natureza, embora necessária, não é fácil e sequer teria sentido sem adesão dos movimentos, entidades e atores da transformação. Por isto, convidaram os setores que se dedicam ao futuro de Porto Alegre (movimentos populares, coletivos, entidades ambientais, economia solidária, associações culturais e sindicatos) para a organização do ciclo.

No sábado (3), das 9h às 17h30, serão realizadas Rodas de Conversa para tratar dos diversos temas, com elaboração de síntese de diagnósticos e propostas, no Instituto de Educação e na Faculdade de Educação (Faced) da Ufrgs.

Rodas de Conversa

RC #1 – Porto Alegre e o acesso aos bens públicos comuns e essenciais à vida: acesso à água potável, saneamento e drenagem e à energia elétrica. 

RC #2 – Uso do território porto-alegrense: espaços públicos e de lazer, direito à moradia e mobilidade urbana.

RC #3 – Cidade Segura – segurança urbana e a defesa, efetivamente, civil.

RC #4 – Desenvolvimento justo e solidário – por outra economia popular e humana.

RC #5 – Porto Alegre, cidade viva – Produção criativa e cultural.

Por fim, no dia 16 de agosto será realizada uma Plenária final, das 18h às 19h30, no Plenarinho Assembleia Legislativa, onde será lida e validada a Carta – Porto Alegre: Nosso Bem Comum, fruto dos debates realizados durante os dois dias.

Acesse aqui para fazer a inscrição para o Ciclo de Debates: Porto Alegre - nosso bem comum.


Edição: Katia Marko