Rio Grande do Sul

MOBILIDADE URBANA

Seminário debate implantação de Tarifa Zero no transporte público em São Leopoldo

No Rio Grande do Sul o Passe Livre pleno já é adotado nas cidades de Parobé e Pedro Osório

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No país mais de cem cidades contam com a Tarifa Zero - Foto: Instagram/ Tarifa Zero

Presente em mais de 100 cidades brasileiras, a Tarifa Zero no transporte público urbano será tema de debate, nesta quarta-feira (10), no Seminário Tarifa Zero, na cidade de São Leopoldo. A atividade, promovida pelo ex-secretário de Meio Ambiente Anderson Etter, será realizada às 18 horas, na Sociedade Orpheu, no centro de São Leopoldo (Rua Brasil, 506).

Para debater o programa estarão presentes o deputado federal Jilmar Tatto, do Partido dos Trabalhadores de São Paulo, e o pré-candidato a prefeito de São Leopoldo, o advogado Nelson Spolaor.

A discussão sobre a Tarifa Zero no país surgiu nos anos 90, quando a então prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, tentou adotar o modelo na cidade, a partir de proposta feita pelo então secretário municipal de Transportes Lucio Gregori. Rechaçada na Capital, o programa foi adotado na cidade de Conchas, no interior de São Paulo, em 1992, tornando-se a primeira cidade brasileira a aderir o programa.

O modelo foi a principal reivindicação inicial das manifestações que tomaram conta do Brasil em junho de 2013. De lá para cá outras cidades foram aderindo, chegando ao total de 106 cidades, de acordo com o levantamento do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Santini que mantém a relação atualizada permanentemente, e que pode ser conferida neste link.

“Apesar de ser uma ideia que teve início lá nos anos 1990, a maioria das cidades passaram a adotar a Tarifa Zero após a pandemia da covid-19, momento que ficou evidente a fadiga do modelo de financiamento e gestão do transporte público na maioria esmagadora das cidades brasileiras”, afirmou Jilmar Tatto, que é mestre em Mobilidade Urbana, historiador e secretário nacional de Comunicação do PT Brasil. 

Para ele, a Tarifa Zero é a melhor solução viável para os sistemas municipais de transporte público e democratização dos espaços públicos. “Por isso, vejo com muita alegria o aumento do número de cidades que adotaram a gratuidade universal no transporte, e mostra que é uma tendência. As candidaturas que não assumirem a bandeira da Tarifa Zero estão desconectadas das necessidades da população e terão dificuldade nas eleições.”

Na avaliação de Anderson Etter além de preservar a renda familiar, a gratuidade nos ônibus promove uma cidade mais democrática e acessível, diminui o número de veículos nas ruas e a poluição na atmosfera, impacta positivamente nas estatísticas de acidentes de trânsito e aquece a economia local. 

No Rio Grande do Sul, o passe livre pleno é adotado em Parobé, no Vale do Paranhana, desde março de 2022, e em Pedro Osório, no Sul do estado, desde novembro de 2018. 


Edição: Katia Marko