Na última sexta-feira (28), um supermercado localizado na rua Dom João Becker, no bairro Rio Branco, em Canoas, foi alvo de uma operação do Procon após suspeitas da venda de alimentos atingidos por enchente. A ação contou com a participação de fiscais da Vigilância Sanitária e teve apoio da Brigada Militar (BM). O estabelecimento não chegou a ser interditado.
No local, foi constatada a comercialização de alguns itens vencidos e outros danificados, com marcas indicando que estiveram em contato com a água da enchente de maio.
“A ação buscou apurar denúncia de venda de produtos que ficaram submersos nas águas da enchente. Foi mais de uma denúncia desse mesmo estabelecimento”, afirmou a diretora do Procon Canoas, Taís Marques. Dois supermercados já foram interditados na cidade nos bairros Harmonia e Mathias Velho.
Os fiscais notificaram os proprietários, que terão sete dias para adequação do local e 20 dias para defesa ao auto de infração do Procon. Os produtos impróprios para uso apreendidos serão descartados pelo proprietário, que terá que apresentar a comprovação do descarte. “Ainda encontramos produtos com prazo de validade vencido, latas enferrujadas e materiais de limpeza sem rótulo”, destacou Taís.
Denúncias de comercialização de produtos alimentícios atingidos pelas águas da enchente, vencidos ou em condições insalubres podem ser feitas à fiscalização do Procon pelo WhatsApp (51) 99149-0991.
Edição: Katia Marko