Rio Grande do Sul

ESPORTES

Atleta gaúcho de salto em distância busca índice para participar de sua segunda Olimpíada

Samory Uiki interrompeu treinamento no ápice das enchentes para ficar em Porto Alegre atuando como voluntário

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Samory participa do Troféu Brasil de Atletismo, que acontece de 27 a 30 de junho no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo - Foto: Arquivo pessoal

O atleta da Sogipa em salto em distância Samory Uiki busca, nesta sexta-feira (28), o índice olímpico para participar de sua segunda Olimpíada, nos Jogos de Paris. Ele já participou da Olimpíada de Tóquio, em 2021.

Com a tragédia climática no Rio Grande do Sul, o atleta de ponta poderia ter ido para qualquer outro lugar e assim não interromper sua sequência de treinamentos, mas Samory é mais que um atleta é um exemplo de empatia e coragem. Mesmo em um mundo tão voltado ao individualismo e busca incessante do primeiro lugar, optou por ficar em Porto Alegre e ser voluntário ajudando os atingidos pelas enchentes.

Mas Samory não desistiu de ir à França, voltou aos treinamentos e desde 1° de junho está em São Paulo, se preparando para o Troféu Brasil de Atletismo. Esta será a última chance do atleta gaúcho conseguir o índice para as Olimpíadas de Paris. Este ano ele já pulou 7,82 cm, e busca a distância de 8,27cm que aos jogos.

Determinado, Samory reforçou seu empenho. “Estou focado e sei que posso conseguir, mas o objetivo é que eu faça pelo menos a melhor marca do ano na final do salto em distância." A final ocorre Às 16h:30 desta sexta-feira.

O atleta porto-alegrense leva o nome em homenagem a Samori Turé, guerreiro de Guiné que enfrentou a colonização francesa entre 1882 e 1898. Samory Uiki é um verdadeiro lutador não só pelo nome mas por sua história. Nesta tarde em São Paulo, quando se preparar para seus saltos, não vai estar sozinho, pois todos que sonham e querem um mundo diferente estarão ao seu lado .

O Troféu Brasil de Atletismo acontece de 27 a 30 de junho, e pela primeira ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.


Edição: Marcelo Ferreira