O atleta da Sogipa em salto em distância Samory Uiki busca, nesta sexta-feira (28), o índice olímpico para participar de sua segunda Olimpíada, nos Jogos de Paris. Ele já participou da Olimpíada de Tóquio, em 2021.
Com a tragédia climática no Rio Grande do Sul, o atleta de ponta poderia ter ido para qualquer outro lugar e assim não interromper sua sequência de treinamentos, mas Samory é mais que um atleta é um exemplo de empatia e coragem. Mesmo em um mundo tão voltado ao individualismo e busca incessante do primeiro lugar, optou por ficar em Porto Alegre e ser voluntário ajudando os atingidos pelas enchentes.
Mas Samory não desistiu de ir à França, voltou aos treinamentos e desde 1° de junho está em São Paulo, se preparando para o Troféu Brasil de Atletismo. Esta será a última chance do atleta gaúcho conseguir o índice para as Olimpíadas de Paris. Este ano ele já pulou 7,82 cm, e busca a distância de 8,27cm que aos jogos.
Determinado, Samory reforçou seu empenho. “Estou focado e sei que posso conseguir, mas o objetivo é que eu faça pelo menos a melhor marca do ano na final do salto em distância." A final ocorre Às 16h:30 desta sexta-feira.
O atleta porto-alegrense leva o nome em homenagem a Samori Turé, guerreiro de Guiné que enfrentou a colonização francesa entre 1882 e 1898. Samory Uiki é um verdadeiro lutador não só pelo nome mas por sua história. Nesta tarde em São Paulo, quando se preparar para seus saltos, não vai estar sozinho, pois todos que sonham e querem um mundo diferente estarão ao seu lado .
O Troféu Brasil de Atletismo acontece de 27 a 30 de junho, e pela primeira ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.
Edição: Marcelo Ferreira