O Guaíba segue em níveis elevados, acima da cota de alerta de 3,15 metros na régua da Usina do Gasômetro, desde a noite de domingo (23). Às 15h desta quarta-feira (26), marcava 3,35 metros, 25 cm abaixo da cota de inundação. Situação que deve permanecer nos próximos dias, conforme previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/Ufrgs).
Segundo a previsão divulgada às 12h desta quarta, episódios de oscilação em função dos ventos devem causar elevações adicionais podendo chegar na cota de inundação no final de semana, caso os ventos mais fortes se confirmem. A entidade diz que a tendência de diminuição para abaixo do nível de alerta deve ocorrer somente ao final da próxima semana, a depender dos ventos, chuvas previstas e volumes afluentes dos rios.
O pico da cheia registrado ocorreu no dia 5 de maio, quando o Guaíba alcançou 5,35 metros, com segundo pico em 14 de maio, em torno de 5,20 metros. Os níveis atuais não devem se aproximar desse cenário. O gráfico de previsão aponta que entre sábado (29) e domingo (30), em um dos cenário, as águas podem chegar à cota de inundação.
“Os cenários atuais preveem níveis que podem chegar na cota de inundação no pior caso e causar transtornos, eles requerem atenção e preparação para operação de sistemas de controle de cheia e evacuação de pessoas afetadas em cotas menores”, diz a nota do IPH/Ufrgs.
A entidade explica que os rios afluentes ao Guaíba voltaram a subir após novas precipitações elevadas. “O Taquari apresentou nova elevação mas já está em redução. Caí apresenta sinal de elevação. Sinos segue elevado em descida lenta. Jacuí segue elevado em subida lenta. Gravataí elevado em redução lenta. Precipitação nas últimas 24 h na faixa de 20 a 40 mm nas principais bacias do Guaíba. No momento, tempo chuvoso na metade nordeste.”
Previsões meteorológicas indicam tempo chuvoso ao longo dos próximos 10 dias, com volumes para as próximas 24h no RS chegando a 30 mm, podendo acumular 50 mm nos próximos 5 dias e 100 mm nos próximos 10 dias. “Previsões indicam ventos sobre o Guaíba e Laguna dos Patos retornando forte na direção sul hoje, virando para norte quinta até sexta-feira e retornando de sul entre sexta e sábado”, aponta.
A nota recomenda atenção especiala população afetada, ações para a limpeza das áreas afetadas e restabelecimento o quanto antes das estruturas de proteção em precaução a alagamentos e inundações futuras. Mesmo não alcançando a cota de inundação, nos níveis atuais as águas do Guaíba já avançam sobre a região das Ilhas e alguns pontos próximos à orla na Zona Sul de Porto Alegre.
Uma nova previsão será emitida pelo IPH/Ufrgs na sexta-feira (28).
Edição: Marcelo Ferreira