Nesta terça-feira (25), mais seis escolas municipais de ensino fundamental em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, reabrem as portas para os estudantes. As escolas Erna Würth, Duque de Caxias, Ildo Meneghetti, Walter Peracchi e Rondônia, localizadas no lado leste da cidade; além da Max Oderich, no lado oeste, retomam as atividades.
Com isso, 14 escolas estarão em funcionamento, atendendo 8.270 alunos. O município tem um total de 44 unidades de ensino fundamental, conforme dados da prefeitura.
As demais escolas do lado leste, que não sofreram danos, continuam sendo utilizadas como abrigos temporários para famílias afetadas pela enchente. As escolas situadas em áreas atingidas ainda passam por processos de vistoria, limpeza, avaliação estrutural e quantificação dos danos. A Secretaria Municipal de Educação prevê que todas as escolas reabram até o final de julho.
Oito escolas foram reabertas no dia 18 de junho, são elas: 7 de Setembro, General Neto, Tancredo Neves, Leonel Brizola, Theodoro Bogen, Santos Dumont, Ícaro e Rio Grande do Sul.
Impacto no estado
De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, 1.044 escolas, em 243 municípios, foram afetadas de alguma forma pelas enchentes que atingiram o estado. Esse número representa mais de 40% do total de escolas da rede estadual. No que diz respeito à infraestrutura, 530 instituições de ensino foram danificadas pelas águas.
Apesar dos estragos, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) segue avaliando a retomada gradual das atividades, com foco em acolher estudantes e trabalhadores da educação.
Dos 358 mil estudantes afetados, 149 mil já retornaram às aulas. Somados aos que não foram impactados pelas chuvas, 533 mil alunos já voltaram às escolas.
Edição: Marcelo Ferreira