O Rio Grande do Sul busca se reerguer de sua maior tragédia ambiental. Até o momento, foram mais de 170 mortos, centenas de feridos e milhares de desabrigados. O cenário é de grande destruição, o que resultou na quase paralisação do estado desde o início de maio. O Aeroporto Internacional Salgado Filho segue fechado, a rodoviária de Porto Alegre e o trem metropolitano ficaram por dias inoperantes, hospitais e escolas foram inundados, como também diversos prédios públicos.
A imediata reação da sociedade diante desse quadro foi, inicialmente, priorizar a preservação da vida. Todos os esforços foram direcionados para resgates, atendimento médico, acolhimento e apoio às vítimas. “Não é hora de procurar culpados”, era o que diziam não apenas os supostos culpados, mas também representantes da imprensa hegemônica gaúcha.
O que não se observa na grande mídia é justamente uma discussão sobre as suas responsabilidades, principalmente no que se refere à omissão frente aos possíveis riscos ambientais. Ao silenciar, esse Jornalismo não só se prepara apenas para “cobrir catástrofes, mas ele próprio é cúmplice do desastre” (Loose, Camana e Belmonte, 2017, p. 12).
Após as chuvas de setembro e novembro de 2023, em menor volume que as da enchente de maio de 2024, mas também bastante intensas, fica a pergunta: porque o Jornalismo hegemônico gaúcho não se interessou em verificar as reais condições dos sistemas de proteção existentes em Porto Alegre (muro da Avenida Mauá, comportas, casas de bombas, diques)?
Loose, Camana e Belmonte elencam três razões para que os jornalistas não se sintam estimulados em cobrir riscos ambientais: “1) a incerteza científica por si só, típica dos riscos, não atrai os jornalistas, que buscam concretudes; 2) se não há uma medida do governo ou outra instituição em relação à prevenção, é muito provável que o risco seja ignorado e, portanto, não percebido – o que desencoraja o valor-notícia da estória; e 3) o risco refere-se a projeções e os jornalistas trabalham com acontecimentos – a manifestação do risco é um gatilho necessário para a produção jornalística” (2017, p. 4).
A realidade atual das redações é outro ingrediente a ser pesado nesta hora. Nos últimos anos, jornais gaúchos dispensaram diversos profissionais experientes com o objetivo de reduzir custos. As redações diminuíram de tamanho e no lugar dos “dinossauros” foram contratados jovens atualizados nas novas tecnologias e cada vez mais multitarefas, mas sem os “calos” fundamentais da profissão diante dos grandes desafios. Com isso, os veículos perderam um conhecimento valioso para oferecer aos seus leitores.
O fim da setorização nas editorias também colabora para esse distanciamento das chamadas pautas de alerta. Aquela figura do jornalista figura frequente nas repartições públicas, colecionador de fontes, conhecedor dos atalhos está praticamente extinta. Quantas pautas premiadas nasceram da informação de cocheira ou da mera observação do setorista nesse acompanhamento presencial!
O papel da imprensa na polêmica envolvendo a autorização para importação de arroz por parte do Governo Federal é outro ponto a analisar. Muitas foram as críticas em relação à medida. O que pouco se fala agora é que foi a imprensa que alertou, dias antes do anúncio, para a possibilidade de faltar o produto no mercado, o que resultou em uma corrida consumista ainda mais intensa.
Em 30 de abril, GZH chamava atenção para os estragos no setor rural provocados pelas chuvas, que ainda estavam recém iniciando no RS. A postagem “Vídeo: lavoura de arroz é inundada após chuvarada; efeitos se multiplicam no campo” já apontava para prejuízos na agricultura, com destaque para o arroz e a soja.
No dia seguinte, GZH voltou a abordar o tema: “Por que a chuva intensa trará perdas importantes na produção do RS”. A declaração do presidente de entidade que representa os arrozeiros indicava para grandes danos ao setor: “É cedo para precisar as perdas, mas uma coisa é certa: o prejuízo não é pequeno, porque em muitas regiões passou de 300 milímetros a chuva”.
No dia 2 de maio, o Correio do Povo postou a reportagem “Chuvas isolam produtores rurais do RS”. No texto, o CP abordava também a questão do arroz, informando que lavouras estavam inundadas. O jornal se utiliza de uma nota oficial da entidade representativa dos orizicultores, que “colocou-se à disposição e reiterou seu ‘compromisso em garantir a segurança alimentar do povo brasileiro, apesar das incontáveis dificuldades e instabilidades enfrentadas pelos produtores rurais’”.
Quatro dias depois, o mesmo jornal alertava para a falta de produtos nos mercados: “Em algumas cidades do RS já faltam produtos nos supermercados”. Um dos produtos ausentes nas prateleiras era justamente o arroz, como destacava o texto.
Cabe aqui lembrar o caso também da Jovem Pan News (JP), que no dia 7 de maio veiculou reportagem em seu canal de TV com o título “Produção de arroz do RS deve ter prejuízo de R$ 68 milhões”. A matéria especulava sobre a possibilidade de elevação nos preços do cereal nas gôndolas dos mercados e nos índices de inflação. A JP, porém, não escutou nenhum produtor ou entidade representativa da categoria, tendo como fonte principal uma consultoria privada.
Impossível relacionar aqui todos os veículos do país que divulgaram o sumiço de produtos nos comércios locais e também levantaram estimativas de prejuízos no setor rural após as chuvas de maio.
A decisão do governo de importar arroz, portanto, veio ao encontro do que relatava a imprensa em geral, em rápida ação justamente com o objetivo de repor estoques e evitar os preços abusivos. A divulgação dos dados sobre a cesta básica pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no início de junho comprova que o cereal foi o segundo produto que registrou a maior elevação de preço em maio, com 13,24% de aumento. E várias foram as notícias, em diversas partes do Brasil, de arroz com preços exorbitantes nas prateleiras dos mercados.
Uma autoanálise por parte do Jornalismo nesta hora seria importante até em nome de sua sobrevivência. A credibilidade se solidifica com os acertos, mas também na admissão do erro, do exagero, da abordagem equivocada. E neste momento, em que o Jornalismo encontra a concorrência das redes sociais, da superoferta de informações, dos “fatos alternativos”, conquistar a confiança do consumidor de notícias passou a ser ainda mais fundamental.
Referências
LOOSE, Eloisa Beling; CAMANA, Ângela; BELMONTE, Roberto Villar. A (não) cobertura dos riscos ambientais: debate sobre silenciamentos do jornalismo. Revista Famecos: mídia, cultura e tecnologia, v. 24, n. 3, p. 1-18, 2017.
* Jornalista, servidor público, mestre em Comunicação pela UFRGS e integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (UFRGS/CNPq). E-mail: [email protected].
** Este é um artigo de opinião e não necessariamente expressa a linha editorial do Brasil de Fato.
Edição: Jornalismo e Meio Ambiente