A Prefeitura de Canoas anunciou um plano de contingência diante da previsão de chuvas intensas em uma coletiva de imprensa conduzida pelo prefeito Jairo Jorge nesta quinta-feira (13). Vigente até a segunda-feira (17), o plano, organizado pelo Comitê de Crise e liderado pelo Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima) de Canoas, abrange as áreas de inundação no lado Oeste e o bairro Niterói no lado Leste da cidade.
O prefeito Jairo Jorge detalhou as medidas preventivas que serão implementadas, incluindo a evacuação de áreas propensas a alagamentos e a recomendação para que os moradores evitem transitar nas regiões inundáveis. Segundo o Eclima, a previsão é de chuvas com volumes entre 50 e 70 milímetros no domingo (16), o que representa cerca de dois terços da média histórica de junho. No entanto, não se espera elevação significativa dos rios que possa prejudicar a cidade.
Um novo canal de comunicação, o telefone SOS Canoas (51 3236-2000), foi disponibilizado para atender pedidos de abrigamento, solicitações de resgate e fornecer informações sobre áreas alagadas.
O plano também prevê a abertura de subprefeituras e oito pontos de referência no domingo (16) para atender a população. Os locais designados incluem EMEF Thiago Würth, Escola Estadual Bento Gonçalves, Colégio Estadual Tereza Francescutti, EMEF Max Oderich, EMEF Rio Grande do Sul, Escola Estadual Fátima, Praça Tiradentes e EMEF Santos Dumont.
Equipes da Defesa Civil, Exército, Guarda Municipal, Brigada Militar e outras guarnições estarão preparadas para atuar nesses locais, se necessário. Além disso, 38 abrigos estão prontos para receber pessoas em caso de necessidade. O prefeito Jairo Jorge apelou à comunidade para colaborar com a mobilização da prefeitura, evitando deixar resíduos nas ruas que possam obstruir as bocas de lobo.
O Poder Público intensificou os esforços para minimizar os danos das chuvas, com 24 equipes realizando a limpeza das bocas de lobo e desobstruindo pontos críticos. Entre quinta e sexta-feira, as frentes de trabalho estarão focadas em liberar as ruas principais para serviços e evacuação. No fim de semana, o foco será a desobstrução dos pontos que dificultam a drenagem das águas.
As operações contarão com apoio do Exército, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e forças policiais, além de secretarias municipais. O transporte dos moradores afetados será realizado por ônibus até a Ulbra, onde receberão atendimento inicial antes de serem encaminhados para abrigos.
A Defesa Civil do município terá 12 equipes de prontidão distribuídas nos bairros Mathias Velho, Harmonia, Mato Grande, Fátima, Rio Branco e Niterói. O plano inclui ainda o monitoramento das oito casas de bombas, com servidores de prontidão, e a utilização de 50 motobombas para drenagem, caso necessário.
Edição: Katia Marko