Após ficar alagada por cerca de 35 dias, a Estação Rodoviária de Porto Alegre voltou a funcionar na manhã desta sexta-feira (7). A primeira viagem ocorreu às 7h, com o ônibus da Unesul, 5230, para Capão da Canoa, no litoral norte. A retomada se dará com 52 linhas intermunicipais, de 15 empresas. A operação está ocupando 18 dos 72 boxes disponíveis. A área de venda de passagens também está funcionando, mas com menos guichês.
"A satisfação é grande de fazer essa primeira viagem, de ver essa retomada histórica da rodoviária de Porto Alegre”, afirma Jonatham, motorista da linha 5230 em direção ao litoral norte. Neste primeiro dia de funcionamento, os passageiros foram presenteados com uma bandeira do Rio Grande do Sul entregue pelas mãos de Viviane da Luz de Bertoli, 52 anos, que retornou ao trabalho na estação rodoviária.
“É um momento histórico, importante. As pessoas estão acostumadas há mais de 50 anos a usar o serviço da rodoviária. Facilita a vida de todos e, após 35 dias, estamos retornando para cá e ficando à disposição de todos”, afirma o diretor-geral da rodoviária, Giovanni Luigi.
Enquanto esteve inativa, as viagens intermunicipais ocorreram no terminal Antônio de Carvalho, no bairro Agronomia, que iniciou com 80 passageiros e, com o tempo, passou para dois mil por dia.
“Estão saindo entre 82 a 90 horários, atendendo 116 municípios do estado. Isso significa praticamente 30% da retomada da estação. Hoje são intermunicipais, ou seja, o deslocamento dentro do estado. Mas, a partir da semana que vem, a partir do dia 13, o deslocamento será também das interestaduais”, explica o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella.
Com o passar dos dias, complementa o gerente de operações, Jorge Rosa, a expectativa é que sejam 240 horários diários. As viagens interestaduais seguem funcionando na rodoviária de Osório. “A rodoviária de Osório vai nos entregar o bastão de rodoviária central. Ela foi muito importante neste momento”, afirma Rosa.
Inicialmente, serão 12 horários por dia, com viagens para Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná.
Retomada
Conforme a diretora de Transportes Rodoviários do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciana do Val Azevedo, o prejuízo inicial estimado na rodoviária por conta das enchentes é de cerca de R$ 11,5 milhões – levando em conta somente a parte elétrica e a recuperação da cobertura e da parte estrutural.
O espaço conta com local para a venda de passagens, área de espera e banheiros para atender aos usuários. Como o fornecimento de energia elétrica ainda não foi totalmente restabelecido, as 70 lojas que funcionam no local seguirão fechadas.
“Infelizmente, vai demorar um pouquinho, porque é uma parte mais difícil de ser tratada. São 70 lojas, lojistas que perderam tudo. Estão começando a se articular para retomar também”, expõe.
De acordo com Juvir, as lojas, a partir de segunda-feira (10) começam a limpeza interna e a avaliação do mobiliário . “Com o passar dos dias, haverá uma avaliação de quando elas poderão retomar as atividades”.
As passagens também poderão ser compradas pelo site da rodoviária.
“A gente tem consciência da importância desse serviço, de que é um serviço público essencial. Quantas pessoas que hoje moram aqui em Porto Alegre, mas tem raízes no interior, que nasceram no interior, que precisam ir e vir. Quantas pessoas de outros estados necessitam. Temos consciência disso e estamos trabalhando para o funcionamento”, conclui o diretor-geral da rodoviária.
Entre os primeiros passageiros da retomada estava Maira Ortega, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ela veio ao Rio Grande do Sul para trabalhar junto com seus colabores que sofreram com as inundações. "Eu vou ter que ir para Osório, depois eu vou ter que ir pra Florianópolis, e de Florianópolis eu vou ter que pegar um avião pra minha casa.
Edição: Katia Marko