Rio Grande do Sul

ENCHENTES NO RS

SOS Catadoras promove mutirão de limpeza nas unidades de reciclagem de Porto Alegre

Campanha convoca voluntários para primeira ação que ocorre neste sábado (8), no bairro Navegantes

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Noventa catadores continuam desalojados e estão abrigados em locais temporários sem previsão de retorno aos lares - Foto: UT Anitas / Reprodução

A Campanha SOS Catadoras inicia, neste sábado (8), um mutirão de limpeza nas Unidades de Triagem de Porto Alegre atingidas pelas enchentes de maio. A iniciativa convoca voluntários para ajudar na recuperação dos galpões inundados, que abrigam 300 catadores, os quais dependem exclusivamente da venda de materiais recicláveis.

O 1º Ato e Mutirão de Limpeza começará pela unidade Sepé Tiaraju, no bairro Navegantes, zona norte de Porto Alegre, uma das cooperativas mais afetadas. Para participar, os voluntários devem se inscrever via formulário on-line e levar equipamentos de proteção individual: botas, luvas, óculos e máscara. O evento fornecerá almoço e água potável aos participantes.

A campanha é organizada pelo Fórum das Associações e Cooperativas de Catadores e Catadoras de Porto Alegre, em parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA) e entidades como POA Inquieta, Agência Compromisso, Mãos que Reciclam, Apoena Socioambiental e Coleta Seletiva Viva POA.

Impacto das cheias

Seis galpões de reciclagem foram completamente inundados, e outras dez unidades enfrentam dificuldades operacionais e logísticas, prejudicando a comercialização dos resíduos. Noventa catadores continuam desalojados e estão abrigados em locais temporários sem previsão de retorno aos lares e locais de trabalho. 

A campanha SOS Catadoras busca mobilizar a sociedade para apoiar os catadores que desempenham um papel vital na reciclagem e sustentabilidade da cidade. Segundo a organização, as associações e cooperativas de materiais recicláveis têm enfrentado "falta de visibilidade, reconhecimento e valorização", tanto por parte do Poder Público quanto da sociedade civil, apesar do trabalho essencial para a preservação ambiental.

Cronograma do mutirão

8h: Boas-vindas e identificação dos voluntários

8h às 8h30: Acolhida e divisão das tarefas

8h30: Início da limpeza

11h30: Ato e foto com as faixas, com falas de representantes do MNCR, Frecata e Fórum

12h: Almoço

13h: Retomada da limpeza e chegada do caminhão de Cruz Alta

13h: Início dos trabalhos com a retroescavadeira

16h: Encerramento

Edição: Katia Marko