Rio Grande do Sul

Solidariedade

Cozinha do MTST que já entregou 84 mil refeições no RS recebe comitiva de ministros

Para aumentar produção, movimento vai inaugurar unidades nas regiões do Lami, Sarandi e Mario Quintana

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Refeições preparadas por voluntários do MTST são entregues diariamente nos locais mais afetados de Porto Alegre - Marco Faria

A Cozinha Solidária Azenha, em Porto Alegre, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), já entregou 84 mil refeições aos atingidos pelas enchentes. Na manhã de terça-feira (28), uma comitiva de ministros do governo federal visitou a unidade. Na ocasião, foi abordada a importância do projeto e da participação dos movimentos sociais para a reconstrução do Rio Grande do Sul

Durante a visita, os ministros reforçaram a criação do Fórum de Participação Social no Rio Grande do Sul. A iniciativa busca assegurar a participação da sociedade civil organizada no processo de reconstrução após a catástrofe. “A participação do povo tem sido fundamental no enfrentamento dessa tragédia", disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.


Ministros Wellington Dias e Márcio Macêdo participaram da visita à Cozinha Solidária do MTST / Marco Faria

As refeições preparadas por voluntários do MTST são entregues diariamente nos locais mais afetados de Porto Alegre. Para aumentar a produção e atender a demanda, o movimento vai inaugurar outras cozinhas temporárias nas regiões do Lami, Sarandi e Mario Quintana. Os voluntários dividem-se em dois turnos para dar conta do trabalho. 

Além da entrega de marmitas, o MTST oferece kits com produtos de higiene, limpeza, roupas e sapatos. Os itens são arrecadados em pontos de coleta em São Paulo e distribuídos no Sul.

Edição: Katia Marko