Preocupados com a saúde da população exposta ao contato com águas da enchente, atingidos e socorristas, além da possibilidade de contaminação de ferimentos e o aumento do risco a doenças infecciosas hídricas, mordeduras de animais e doenças respiratórias causadas pela aglomeração em abrigos, um grupo de entidades e associações médicas divulgou uma nota técnica sobre a vacinação. As vacinas podem imunizar as pessoas de grande parte dessas enfermidades.
:: Psicólogos e psiquiatras se unem para dar socorro aos flagelados e voluntários ::
As recomendações foram feitas pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Elas têm o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (ABMFC) e Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABME). A Nota Técnica divulgada tem 34 páginas explicando detalhadamente como fazer e quais são as possibilidades de imunização destas vacinas e como elas agem.
Ministério da Saúde envia vacinas
Nesta segunda-feira (13), o Ministério da Saúde enviará para a população gaúcha mais 105 mil doses emergenciais de vacinas, além das 926 mil que já estavam previstas na rotina de entrega ao estado, visando ampliar o acesso à saúde e garantir assistência à população afetada pelas enchentes dos últimos dias.
No dia 5 deste mês, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a pasta enviou para o Rio Grande do Sul 200 mil doses das vacinas contra tétano, difteria, hepatites A e B, coqueluche, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, raiva e picadas de animais. Não há registro de desabastecimento de nenhuma vacina no estado, segundo o ministério.
O diretor do PNI, Eder Gatti, informou que o governo federal está disponibilizando recursos e promovendo a reposição dos estoques perdidos com as enchentes, não apenas de vacinas, mas também da rede de frio para seu armazenamento. “Esta semana, estamos enviando por via terrestre mais 200 caixas térmicas de alta qualidade, além de 4,8 mil bobinas de resfriamento”, disse Gatti.
Veja a Nota Técnica na íntegra.
Edição: Katia Marko