Em uma ação conjunta da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) e Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF), a Avenida José Bonifácio, entre a Av. Osvaldo Aranha e Rua Vieira de Castro, junto ao Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, receberá uma feira unificada neste sábado (11), das 7h às 13h.
São esperadas 50 bancas expositoras. A iniciativa ocorre em solidariedade a produtores de outras unidades da cidade que não puderam escoar sua produção em espaços de comercialização que ocorrem durante a semana, como a Feira Ecológica do Menino Deus.
Cientes da calamidade vivida pela capital gaúcha, que vivencia inundação histórica, e das necessidades da população que necessita, entre outras coisas, de acesso a alimentos saudáveis, os feirantes atenderão de forma organizada e segura com variedade de itens. É recomendando levar sacolas retornáveis, assim como copos próprios e garrafas para sucos.
“Assim como na pandemia, quando traçamos e colocamos em prática em tempo recorde, um Plano de Contingenciamento de Danos relativo ao Coronavírus covid-19, e atendendo a todos os decretos municipais e estaduais, estamos preparados e organizados para atender os consumidores que procurarem as feiras”, afirma Shivanande Ruiz Tagle Braga, produtor de Porto Alegre.
O agricultor Diego Righez, de Ipê, conta que o poder público e os órgãos de segurança foram oficializados da iniciativa. Ele e Shivanande integram a força-tarefa das feiras neste momento de crise, que inclui a perda de produção, casas e outros bens materiais de famílias de agricultores, levantamento que está em andamento.
As Feiras Ecológicas da Redenção ocorrem todos os sábados há mais de 30 anos, independente de chuva, e representam o maior espaço a céu aberto de comercialização de orgânicos da América Latina.
Edição: Marcelo Ferreira