Em uma ação emergencial, depois que as águas represadas na área central de São Leopoldo tiveram baixa pela estiagem, a Prefeitura através das equipes do Semae, conseguiram religar a Casa de Bombas da Rodoviária. Dois dos quatro motores entraram em operação na tarde desta quinta-feira (9).
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o diretor-presidente do Semae, Maurício Miorin, estiveram acompanhando a drenagem das águas das ruas e avenidas do Centro.
“Estamos começando a recuperação da cidade, começando pela retirada da água do Centro, organizando as bombas e construindo a reparação dos diques na Brás e na João Corrêa. Começamos pelo Centro porque estava mais fácil para fazer, pois as bombas não foram molhadas. Nos próximos dez dias queremos ver se temos uma situação diferente na cidade. Junto com os trabalhadores e com a comunidade, vamos recuperar a nossa cidade”, disse o prefeito Vanazzi.
“Estamos trabalhando em várias frentes, tanto na água quanto na drenagem urbana. Nossas equipes estão diuturnamente trabalhando, praticamente 24 horas por dia. A água já voltou em vários bairros, com um abastecimento gradual em quase toda a cidade”, afirma Maurício
Chuvas se espalham sobre grande parte do Estado
O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo está em 6,34m, as 17h15 desta quinta-feira (9), com leve declínio de 2,5cm/h.
A Defesa Civil de São Leopoldo, com base no Boletim hidrometeorológico da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS), publicado nesta quinta-feira (9), emitiu alerta para risco de tempestades a partir desta sexta-feira (10) em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e em grande parte das regiões do Estado.
Nesta sexta, as chuvas se espalham sobre grande parte do Estado, sendo mais intensas nas regiões Centro, próximo do Norte, Nordeste, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte.
Os volumes ficam em torno dos 50 mm de chuva por dia, podendo chegar a 90 mm/dia, devendo passar dos 120 mm/dia em pontos dos Vales e Serra. Os ventos sopram com rajadas de 30 Km/h a 40 Km/h.
No sábado (11), a previsão é de chuvas fortes em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, com volumes de 40 mm/dia a 90 mm/dia.
No domingo (11), a tendência é de chuvas fortes e persistentes na Região Metropolitana de Porto Alegre, com volumes que podem variar de 80 mm/dia a 140 mm/dia. Os ventos devem soprar de 35 Km/h a 45 Km/h.
A orientação da Prefeitura de São Leopoldo é de alerta especial para as regiões da cidade já atingidas e alagadas pelas chuvas históricas dos últimos dias.
Edição: Katia Marko