Rio Grande do Sul

CALAMIDADE NO RS

Guaíba fica abaixo dos 5m pela primeira vez desde que atingiu marca histórica

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (10)

Brasil de Fato Porto Alegre |
De acordo com IPH, os cenários de previsão reafirmam cheia duradoura - Foto: Jorge Leão

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou para 4,92 metros pela primeira vez desde sábado (4), conforme medição feita às 15h, nesta quinta-feira (9), pela régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA). Apesar da redução, nível segue mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros). 

A marca histórica registrada até o momento foi de 5,33 m, na manhã do último domingo (5). Antes das cotas atingidas em 2024, o recorde era de 1941 (4,76 m).

De acordo com o último boletim do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), divulgado ao meio dia desta quinta, os cenários de previsão reafirmam cheia duradoura, com níveis abaixo de 5 m reduzindo ao longo da semana. 

Segundo a instituição há possibilidade de repique por efeito das chuvas previstas a partir de final de semana podendo retornar a marca dos 5 m. “Caso vento sul forte se confirme, pode causar elevação adicional da ordem de 20 cm. Caso as chuvas não se confirmem, tendência de redução gradual mantendo-se acima de 4 m por mais de uma semana. A título de comparação, na cheia de 1941 levou-se 32 dias para a descida do nível até 3 m.”

Ainda, conforme aponta o IPH, no momento, os rios afluentes ao Guaíba apresentam lenta redução em níveis elevados (Jacuí, Sinos, Gravataí) ou moderados (Taquari). Nas últimas 24h, precipitações de 10 a 20 mm em algumas partes do estado e até 40 mm na parte Sul. Não há previsão de precipitação significativa nas próximas 24h, com exceção da fronteira Norte do RS. 

Há previsão de elevada precipitação nos próximos 5 dias podendo ter acumulados maiores de 200 mm entre sexta-feira e domingo em muitas partes do RS, incluindo as bacias do Guaíba e Taquari-Antas. Previsão de vento sul mais intenso podendo chegar a mais de 50 km/h na lagoa dos patos entre domingo e segunda-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (10). A expectativa é de que se prolongue até o domingo (12) com maior intensidade entre o Centro-norte e Leste do estado, incluindo o Litoral norte e o Sul de Santa Catarina.

“É importante ressaltar que os volumes de chuva previstos podem causar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por esse motivo, o Inmet alerta e recomenda acompanhar e seguir as orientações da Defesa Civil Nacional”, informou em nota.


Edição: Katia Marko