Rio Grande do Sul

CALAMIDADE NO RS

Novos temporais em cabeceiras de rios que deságuam no Guaíba devem prolongar enchente no RS, alerta Metsul

Chuvas atingirão as cabeceiras de vários rios, como Taquari, Caí, Jacuí, Sinos, Paranhana e Gravataí

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
RS tem mais de 80% das cidades atingidas pela tragédia climática e mais de 1,4 milhão de pessoas afetadas - Foto: Camila Cunha/Correio do Povo

O Rio Grande do Sul tem previsão de chuvas com volumes acima de 100 milímetros para algumas cidades, queda de temperatura e ventos de até 100 km/h a partir desta quarta-feira (8). A chuva deve começar no fim desta manhã e se estender por toda a tarde, seguindo com o tempo chuvoso até o domingo (12).

"O estado será atingido por novo evento de chuva excessiva com volumes muito altos em parte do estado e que tendem a afetar algumas das áreas mais castigadas por inundações e deslizamentos de terra", informa o Metsul Metereologia.

Um ciclone extratropical formado próximo à costa da Argentina avança e traz como consequência esta nova frente fria. Os volumes maiores são esperados a partir de quinta-feira. 

A chegada desta frente fria pode agravar ainda mais a situação de calamidade do estado já que haverá chuvas em regiões de cabeceiras dos rios.

"Os volumes [de chuvas] não serão extremos como no recente episódio, mas atingirão as cabeceiras de vários rios, como Taquari, Caí, Jacuí, Sinos, Paranhana e Gravataí, todos cujas águas param no Guaíba, o que vai prolongar ainda mais a cheia na Capital e trazer o risco de repique de cheia nos vales, apesar dos níveis projetados não atingirem cotas tão altas como as de dias atrás", explicou o Metsul.

O governo do Estado também alertou, em coletiva de imprensa, para a volta de chuvas intensas na quarta-feira (8) e entre sexta-feira (10) e domingo (12).

"Teremos temporais generalizados em todo o Estado. As temperaturas despencarão na noite de quarta. E há uma projeção de que, entre sexta e domingo tenhamos mais chuvas fortes. Então, não será hora de voltar para casa", destacou o governador Eduardo Leite.

Já chega a 95 o número de mortos por conta dos temporais e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Outros quatro óbitos estão sob investigação, 131 pessoas estão desaparecidas e outras 372 foram feridas.

Previsão do tempo para Capital

Após três dias de sol, a chuva deve voltar a cair em Porto Alegre nesta quarta-feira (8). A previsão do Metsul é que elas permaneçam até a próxima terça (14) e somem 207,3 milímetros. Os dias mais volumosos de chuva serão sábado (11), com 67.9mm e segunda-feira (13), com 75.4mm.

A temperatura também deve cair a partir de amanhã (9), entre 16º e 23º. A previsão é que a próxima semana seja mais fria. Na terça (14), os termômetros devem registrar temperatura mínima de 9º e máxima de 16º na capital gaúcha. Na quarta (15), está previsto ficar entre 6º e 15º. A partir daí as chuvas darão uma trégua e não deverão cair até domingo (19).


Edição: Katia Marko