Rio Grande do Sul

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Inmet prevê temporais para o Extremo Sul do Rio Grande do Sul

Região menos afetada pelos eventos da semana passada vai registrar chuva intensa, ventos e queda de granizo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pelotas já apresenta alagamentos devido à elevação da Lagoa dos Patos e enfretará tempo severo - Foto: Gustavo Vara

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta, na manhã desta segunda feira (6), de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo para o Extremo Sul do estado. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

:: Nível da Lagoa dos Patos aumenta e cidades do Sul do estado iniciam evacuação de áreas de risco ::

O alerta vermelho é válido até as 12h de terça-feira (7) e sinaliza grande perigo. A área abrange os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. O órgão chama atenção para a possibilidade de chuva volumosa, podendo ser registrado valores superior a 60 mm/h ou 100 mm/dia na região.

Os números são preocupantes porque, em alguns locais, o volume esperado para o dia se aproxima da média climatológica para todo o mês. Em Santa Vitória do Palmar, por exemplo, dados do Inmet mostram que é normal chover 119,2 milímetros em maio. Já em Rio Grande, essa média é mais baixa: 112 milímetros. 

Além das chuvas, existe a possibilidade de rajadas de vento intensa, superiores a 100km/h. O Inmet também sinaliza risco de queda de granizo. 

Esta região foi a que menos sofreu comas chuvas da semana passada que colocaram em estado de calamidade pública 336 municípios do estado. Contudo, cidades do Sul do estado banhadas pela Lagoa dos Patos já enfrentam alagamentos devido ao escoamento do Guaíba.


Edição: Marcelo Ferreira