O Rio Grande do Sul enfrenta a maior tragédia da sua história. Enchentes, rios transbordando, deslizamento de terra e cidades submersas são algumas das consequências dessa catástrofe, o pior desastre climático do estado até agora.
De acordo com o governo do estado 235 municípios já foram afetados; 7.165 pessoas em abrigos; 17.087 desalojados; e 56 feridos. No total, 351.639 já foram afetadas pela enchente.
:: 22 perguntas para o Rio Grande do Sul responder ::
Ao mesmo que a tragédia climática se intensifica, as campanhas de solidariedade também vêm crescendo. Instituições públicas e governamentais, mandatos políticos, redes de ensino como escolas públicas, privadas, universidades e institutos, estabelecimentos comercias, movimentos sociais e sindicatos estão realizando ações nesse sentido.
Com objetivo de dar visibilidade a ações e campanhas que estão sendo realizadas, o Fórum Social das Periferias compartilhou o mapa de solidariedade que pode ser acompanhado neste link abaixo.
Veja abaixo algumas ações que estão sendo realizadas
A Ação da Cidadania iniciou a campanha Emergências para ajudar vítimas dos fortes temporais que atingem diversas cidades do estado. A entidade já está em contato com lideranças locais e autoridades para direcionar as arrecadações para os municípios mais afetados. Entre os itens mais pedidos estão alimentos prontos para consumo, insumos para cozinhas solidárias locais (alimentos e descartáveis), água mineral, cobertores e colchões. Há também a necessidade de itens de higiene e limpeza.
Os comitês da Ação da Cidadania no Sul estão com pontos de coleta de donativos nos seguintes endereços:
- Porto Alegre - Melissa Bargmann (51 98940-9115) Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 área 6 sala 645 - Costa e Silva Av. Fernando Ferrari, 1001 - pavilhão 01
- Anchieta, Porto Alegre (grandes quantidades é necessário agendar)
- Canoas - Luciano (51 99424-9781) Avenida Esperança, 105 - Guajuviras
As doações também podem ser realizadas através do site www.acaodacidadania.org.br/emergencias e pelo pix [email protected].
O Movimento Atingidos por Barragem (MAB), além de juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, trabalhar e ajudar nas cozinhas comunitárias, também criou uma conta pix para ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes.
“De acordo com o Metsul, as projeções indicam um cenário dramático para o Rio Grande do Sul com acumulados extremamente altos de precipitação, com cheias e inundações históricas. O MAB está novamente em solidariedade com as famílias atingidas, atuando em Porto Alegre, Vale do Jacuí e Vale do Taquari, reforçando a organização dos grupos.”
Entidades ligadas a educação criaram a campanha UFRGS, UFCSPA E IFRS Solidário. O valor da campanha será destinado à compra de cestas básicas e itens essenciais que será destinados aos atingidos pelas chuvas.
A cozinha solidária do Morro da Cruz, organizada pelo Periferia Feminista criou uma campanha através do pix para dar suporte às famílias. Para isso, a cozinha solidária estará produzindo alimentos para serem distribuídos a essas comunidades afetadas.
Você pode contribuir fazendo doações através do pix [email protected]. “Cada contribuição é vital para continuarmos nosso trabalho e alcançarmos o maior número possível de famílias necessitadas. Se você deseja participar mais ativamente ou precisa de informações adicionais, não hesite em nos contatar pelo telefone (51) 99743-7964 ou nos enviar uma mensagem direta pelo Instagram”, afirma a organização.
A CUT/RS também criou uma campanha via pix. O presidente da central, Amarildo Pedro Cenci, convocou os sindicatos e a população gaúcha a se mobilizar e ajudar os trabalhadores e trabalhadores que estão sendo atingidos pelas enchentes.
O Sindbancários reativou a campanha "Solidariedade em Dobro". De acordo com a entidade a cada real doado pelos seus associados e comunidade, o SindBancários adicionará mais um real. A instituição também está recebendo alimentos não perecíveis, água, roupas de cama, produtos de higiene pessoal. Para doar, utilize a chave Pix 51920044245
O governo do estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes.
Edição: Katia Marko