A TV Aparecida vai apresentar nessa quinta-feira (11), às 21 horas, em sinal aberto e também no seu canal do Youtube, o programa Arquivo A: Sementes Crioulas. O documentário foi gravado durante o mês de março no RS, visitando experiências do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e organizações parceiras.
Tendo como pauta principal a Festa da Semente Crioula, realizada em Seberi, a equipe da TV Aparecida percorreu de uma ponta a outra o RS para mostrar aos telespectadores o trabalho dos camponeses e camponesas gaúchos na defesa, multiplicação e partilha de suas sementes tradicionais.
:: Resistência e diversidade marcaram a Festa da Semente Crioula em Seberi (RS) ::
Além do evento realizado na região Norte do RS a equipe esteve ainda em localidades em Panambi, Pinhal, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Pelotas e Rio Grande, conhecendo o trabalho da Casa de Sementes Mãe Terra, as Cooperativas Cooperbio e Cooperfumos, o horto de produção de mudas de árvores da Creluz, a ecovila Cheiro da Mata, o Quilombo Rincão dos Pretos, a unidade de beneficiamento de sementes Gilberto Tutenhagen, a retomada Mbyá Guarani Para Roke, a unidade de pesquisa da Embrapa Clima Temperado e as ações do projeto Sementes de Solidariedade.
O trabalho de reportagem foi executado pela jornalista Rafaela Caroline Lourenço Coutinho e pelo cinegrafista Carlos Augusto Pereira Aparecida. A coordenação esteve a cargo do jornalista Filipe Martins e a produção contou ainda com o trabalho de Letícia Hamacher e Beatriz Bedendo. A equipe foi acompanhada no RS pelo repórter do Brasil de Fato RS Marcos Antonio Corbari, e contou com o apoio do Instituto Cultural Padre Josimo.
Uma amostra do que será exibido no programa já foi exposta no trabalho de reportagem de Rafaela e Carlos no Telejornal TJ Aparecida, ainda em março, disponível aqui. Para a produção que será exibida nesta quinta-feira a expectativa é uma imersão mais profunda no tema, através do formato conhecido no meio jornalístico como "grande reportagem".
:: Guardiãs de sementes preservam vida sustentável no planeta através da ancestralidade camponesa ::
A emissora pode ser sintonizada em canal aberto, aplicativos de streaming nativos de smartvs e iptvs, bem como nas TVs por assinatura como SKY, NET, VIVO, Claro, Oi, GVT, KlinTV e Algar e alguns canais da NET. Outras opções para os interessados em assistir a veiculação do documentário é o Portal A12 ou pelo canal da emissora no Youtube. Para quem preferir assistir ao programa em outro momento, depois da veiculação na TV o vídeo será disponibilizado pela TV Aparecida, na íntegra, no Youtube.
:: Festa da Semente Crioula: 'As sementes são a poesia da vida', afirma Vandana Shiva ::
O programa Arquivo A: Sementes Crioulas é uma produção do departamento de jornalismo da TV Aparecida e foi realizado graças ao apoio da cooperativa de geração e distribuição de energia Creluz. Também apoiam a realização do documentário as demais organizações que somaram esforços para realizar a VII Festa da Semente Crioula e II Feira da Economia Solidária na condição de organizadores, apoiadores ou patrocinadores: MPA, Cooperbio, ANAC, Prefeitura de Seberi, FURG, MDA/Governo Federal, Caixa, ICPJ, Cooperfumos, Cáritas, MST, Admau, Sicredi, Cresol, Prisma Comunicação Visual, Sementes Origem Camponesa e projeto Alimergia.
Edição: Katia Marko