Rio Grande do Sul

EMPRESA PÚBLICA

Governo federal confirma que Trensurb não será mais privatizada

Presidente da estatal foi informado em reunião com a Casa Civil; decisão vale também para a CBTU-PE

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Anúncio foi feito em reunião de representantes das estatais, parlamentares e sindicatos com a Casa Civil - Foto: Divulgação/Senge-RS

O governo federal confirmou que a Trensurb será retirada do Plano nacional de Desestatização (PND). O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da empresa, Fernando Marroni, nesta terça-feira (5), após reunião com o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, Marcus Cavalcanti. No mesmo encontro, foi informado que estudos serão realizados para uma possível ampliação do transporte sobre trilhos até o município de Alvorada (RS).

:: Decreto autoriza reversão do processo de liquidação e estabelece retomada operacional da Ceitec ::

"A Trensurb desempenha um papel vital na conectividade e mobilidade da nossa região, e queremos assegurar que continue a fazê-lo com eficiência e acessibilidade para todos os cidadãos", comentou Marroni. Ele considera que a decisão pela retirada do PND é mais um passo na direção da promoção do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida para a população.

O diretor também informou que os estudos iniciados pelo BNDES em função da inclusão da Trensurb no PND seguem agora com foco nos investimentos necessários para a empresa. Entre as novidades confirmadas pelo governo federal está estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a expansão da linha até Alvorada e estudos sobre a integração tarifária. Atualmente, o modal conta com uma linha que vai do centro de Porto Alegre até Novo Hamburgo, atendendo seis cidades.

Fim da privatização dos trens urbanos de Porto Alegre e Recife

O encontro, realizado em Brasília, tratou da retirada da Trensurb e também da CBTU-PE, que atende com trens urbanos a região de Recife (PE), da lista de privatizações criada durante o governo Bolsonaro (PL). A agenda foi articulada pela deputada federal gaúcha Fernanda Melchionna (PSOL) e contou com outros parlamentares do estado: Daiana Santos (PCdoB), Marcon (PT) e Bohn Gass (PT), além de Renildo Calheiros (PCdoB), de Perbanbuco. Também estiveram presentes representantes de sindicatos: Sindimetrô/RS, Senge, Sintec, Fenametro e CBTU/PE.

Em nota, o Sindimetrô/RS comemorou. “Após quase ano aguardando uma resposta, hoje em Brasília recebemos a notícia que tanto lutamos para conquistar: a retirada da Trensurb e a CBTU PE da lista de privatizações”, afirma.

Segundo o sindicato, a decisão é da Casa Civil é deve ser concretizada no próximo mês pelo ministro Rui Costa. “Seguiremos em alerta e mobilizados(as) até que que o processo de privatização se encerre definitivamente”, finaliza o sindicato.


Edição: Marcelo Ferreira