Escolas de samba da região Metropolitana foram as grandes vencedoras do Carnaval 2024 de Porto Alegre. No grupo Ouro, a campeã foi a Acadêmicos de Gravataí, enquanto no grupo Prata quem levou o título foi a Império do Sol. O resultado foi conhecido na tarde desta segunda-feira (26), com a apuração dos 32 jurados realizada no Complexo Cultural Porto Seco.
:: Direito à diversão e à reforma agrária: blocos arrastam foliões pelo país lembrando a luta do MST ::
A agremiação do município de Gravataí sagrou-se como a primeira campeã do grupo Ouro de fora da capital gaúcha. Levou o título com com o enredo “A Trupe da Onça Negra Apresenta: No Palco da Fantasia, Entra em Cena a Commedia Dell'Arte”. Destacando figuras e personagens tradicionais do Carnaval, originadas na origem do teatro cômico da Itália da idade média, a escola recebeu dos jurados 239,9 pontos.
"Esta vitória é resultado de muito esforço e mostra que fazemos um Carnaval profissional", contou o presidente da Acadêmicos de Gravataí, Anderson Silva.
O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon (PSDB), acompanhou o desfile no Complexo Cultural Porto Seco. O vice-prefeito Dr. Levi Melo desfilou na ala Amigos do Presidente. "Estivemos lá para prestigiar a nossa Onça Negra de Gravataí", disse o prefeito. "Estava tudo lindo, como sempre", completou.
A Estado Maior da Restinga ficou em segundo lugar, com 239,8 pontos, seguida pela Imperadores do Samba, com 239,6. Última classificada, com 236,9 pontos, a Realeza caiu para o grupo Prata.
No grupo Prata, a Império do Sol levou para o Porto Seco o enredo “Um bicentenário com mais de 200 anos - São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada”. O desfile da escola que contou a história de onde vem conquistou 238,9 pontos e sobe para o grupo Outo no desfile de 2025.
"Esta conquista mostra que a Região Metropolitana tem um Carnaval de muita qualidade", disse o presidente da Império do Sul, Alzemiro da Silva.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), desfilou como destaque em um dos carros alegóricos da escola, acompanhada da esposa Daniela Affonso, e comemorou a conquista. "Essa vitória da Império do Sol no grupo de acesso do Carnaval de Porto Alegre para a cidade de São Leopoldo é muito importante", disse.
A vice-campeã do grupo Prata foi a União da Tinga, com 238,5 pontos. Em terceiro ficou Unidos da Vila Mapa. Academia de Samba Puro foi a última classificada no grupo Prata e ficará dois anos sem desfilar.
A disputa
A disputa incluiu as 18 agremiações que se apresentaram nas noites de sexta-feira (23) e sábado (24). Dez no grupo Ouro e oito no Prata. Os jurados avaliaram oito quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasias, alegorias, evolução e mestre-sala e porta-bandeira.
Mais fotos da campeã do grupo Ouro
Mais fotos da campeã do grupo Prata
Edição: Marcelo Ferreira