Rio Grande do Sul

AUDIOVISUAL

Cineasta gaúcho debate seus filmes na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba

Luiz Alberto Cassol vai dialogar com estudantes e docentes do centro cinematográfico considerado referência mundial

Brasil de Fato RS | Porto Alegre |
Curta-metragem premiado, Grito será um dos filmes do cineasta exibidos e debatidos em Cuba - Foto: Gilberto Perin

O cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol apresenta, nesta quinta-feira (8), seu trabalho de direção na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV), em Santo Antônio de Los Baños, em Cuba. O local é um dos centros acadêmicos e cinematográficos referência internacional, sendo considerado uma das principais escolas de cinema do mundo.  

:: ​'O Complô' leva prêmio de Melhor Documentário e Melhor Roteiro em festival de Tokyo, no Japão ::

O evento ocorre na clássica Sala Glauber Rocha. Além de debate com alunos e docentes sobre a trajetória do cineasta natural de Santa Maria (RS), serão exibidos os curtas Grito e Casa de Rio, dirigidos por Cassol. Os filmes fazem uma trajetória marcante em festivais e mostras no Brasil e exterior.

“Será uma honra visitar a escola e debater sobre meu trabalho como diretor e roteirista, dialogar sobre a importância do cinema brasileiro e criar esse intercâmbio com a Escola de Cinema de Cuba, que uma referência na área. E tudo isso ainda brindado com a difusão de dois curtas que dirigi e que me orgulho muito, o Grito e o Casa de Rio, sendo exibidos na sala Glauber Rocha”, afirma o diretor.

Grito

O filme de 2018 recebeu o prêmio de Melhor Ator para Sirmar Antunes e Clemente Viscaíno no Festival de Cinema de Gramado no mesmo ano e também foi premiado no Festival La Mirada Tabú (2021), em Zaragoza na Espanha, além de Menção Honrosa no Festin - Lisboa (2019). O filme ainda recebeu os prêmios de Melhor Ator para Sirmar Antunes nos festivais Festcimm (2019) e Cine Tamoio (2021); e mais Menções Honrosas no Fecim (2019) e no Festival de Cinema de Três Passos (2018). Em 2019, Grito foi convidado para a agenda Brasil no Festival Internacional de Cinema Brasileiro, em Milão e, em 2023, o filme foi selecionado para o 21° Salão Internacional de Artes, em Madrid, na Galeria Galleryspt.


Cassol junto dos atores na gravação do curta-metragem Grito / Foto: Gilberto Perin

Casa de Rio

Lançado em 2021, o filme recebeu o Prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional Fesclimar (2022) e foi selecionado para o Atlantidoc - Festival Internacional de Cine Documental do Uruguay (2021) e para Mostra Sesc no Rio Grande do Sul, além dos Festivais El Parque Paraguayo (2021), Festival Internacional De Cine De Oriente, Colômbia (2021) e os festivais brasileiros Fecim e Campos do Jordão, ambos em 2021.

Mostra de curtas

Somado ao debate sobre seus filmes, Cassol, que é coordenador artístico e curador do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), também apresentará uma mostra de curtas do Fórum Entre Fronteiras, mostra que caracteriza a integração realizada pelo SMVC.

“Em 2023 realizamos uma linda mostra Entre Fronteiras no Festival SMVC. A Juana Miranda, que coordena a disciplina de direção ficcional na EICTV, e que foi a responsável por organizar essa minha visita, é uma das idealizadoras da Mostra Entre Fronteiras, ainda lá em 2008, e já esteve no Festival Santa Maria Vídeo e Cinema. Então, vamos realizar a mostra para dialogar juntos sobre a importância do Fórum Entre Fronteiras e o intercâmbio da escola de Santo Antônio de Los Banõs com o SMVC”, sintetiza Cassol.


Edição: Marcelo Ferreira