O documentário "Decretaço, O DNU de Javier Milei", do diretor argentino radicado no Brasil Carlos Pronzato, estreou nesta quarta-feira (10) e pode ser assistido gratuitamente no canal do Youtube do autor. O filme retrata uma das primeiras medidas do governo argentino, o Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) que modifica ou revoga 366 leis que regulam uma ampla variedade de atividades econômicas no país. Para cobrir os gasto da produção do filme, uma vaquinha virtual foi criada.
:: Justiça argentina atende pedido de central sindical e suspende reforma trabalhista de Milei ::
Como apontado no documentário, através de depoimentos, a medida anunciada pelo presidente argentino acarretará uma profunda desregulação da economia, destruindo os alicerces legais do país, nos aspectos laborais, da saúde, da educação e da cultura. Pouco depois de anunciado, seu "decretaço", enfrentou os primeiros panelaços nas ruas do país.
“Entre os dias 22 e 28 de dezembro, realizamos este documentário em Buenos Aires. Para cobrir os gastos básicos desta produção inaugural de 2024 e continuar oferecendo materiais de luta contra os ataques da ultra direita à classe trabalhadora, solicitamos o seu apoio”, escreveu Pronzato.
O diretor tem mais de 70 documentários no currículo. “O cineasta, escritor, poeta e militante da classe trabalhadora, Carlos Pronzato, utiliza os seus saberes como ferramenta de denúncia com obras documentais num cinema reflexivo e de luta. A partir dos seus mais de 90 documentários, leva discussões sobre os mais variados temas que interessam à classe trabalhadora em todas as áreas sobre as mudanças necessárias e urgentes. Suas obras abordam temas políticos, culturais, históricos, educacionais e sociais”, destaca o professor João Carlos Novaes Luz, integrante do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo Apeoesp.
Como contribuir para a vaquinha:
Carlos Pronzato
Chave PIX: [email protected]
Banco do Brasil
Agência: 0346-8
CC: 222.567-0
Face, Insta e canal de Youtube: Carlos Pronzato
Catálogo de filmes e livros: www.lamestizaaudiovisual.com.br
Assista ao filme na íntegra:
Edição: Marcelo Ferreira