Rio Grande do Sul

DECIDINDO RUMOS

Abrem as inscrições para a 6ª Conferência Estadual de Cultura do RS

Comunidade artística vai se encontrar na última semana do mês e eleger delegados para a 4ª Conferência Nacional

Brasil de Fato RS | Porto Alegre |
Sob o tema "Democracia e Direito à Cultura", o objetivo da conferência é estabelecer as diretrizes da política estadual de cultura - Arquivo Sedac

Já estão abertas as inscrições para a 6ª Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, que vai acontecer nos dias 25 e 26 deste mês. O encontro está marcado para o Teatro do Prédio 40 da PUC/RS, em Porto Alegre.

:: Lirinha diz que a luta pela arte e cultura nos últimos anos terão 'colheita' neste ano de 2024 ::

A iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) vai reunir dirigentes, gestores municipais e conselheiros estaduais de cultura, além da comunidade artística em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser encaminhadas pelo formulário disponível do link https://forms.gle/WYCgJXTkPY3Zi7127.

“Arte mais acessível”

Sob o tema "Democracia e Direito à Cultura", o objetivo da conferência é estabelecer as diretrizes da política estadual de cultura. Trata-se de um conjunto de programas, projetos e ações que promovem o desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul nas dimensões cidadã, econômica e estética. Vai analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural da Sedac, Alexandre Vargas, "o tema desta sexta edição do encontro propõe o debate sobre uma arte mais acessível e democrática, e também tem a missão de potencializar a cultura como um processo social capaz de integrar os entes federados e a sociedade".

Durante o encontro, que ocorrerá entre as 8h até as 19h em ambos os dias, também serão eleitos(as) delegados(as) para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, agendada para o próximo mês de março em Brasília.

Encontros prévios

Para garantir o debate e a representatividade dos diversos segmentos artísticos e culturais do Rio Grande do Sul, durante os meses de novembro e dezembro de 2023 aconteceram os Encontros Setoriais de Cultura/RS. Somaram 13 reuniões em diferentes municípios, divididas por colegiados: artes visuais; artesanato; audiovisual; circo; culturas populares; dança; diversidade linguística; memória e patrimônio; livro, leitura, literatura e bibliotecas; museus; música; teatro; e política estadual de cultura viva (política transversal).


 
 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira