Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Projeto de ensino de robótica forma 104 alunos de escola pública de Nova Santa Rita

Em sua terceira edição, o Aprendizes - Digital foi aplicado durante todo o ano letivo na EMEF Santa Rita de Cássia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Alunos das escolas E.E. Sebastião de Souza Bueno, em São Paulo, e EMEF Santa Rita de Cássia, no Rio Grande do Sul, concluíram em dezembro a formação no Aprendizes - Digital - Foto: Thiago Couto

A robótica educacional vem expandindo-se nas salas de aula ao redor do mundo. Além de ensinar estudantes a montar robôs e desenvolver o raciocínio lógico para a sua programação, também proporciona aprendizados que envolvem ciências, tecnologia, cultura digital, engenharia, matemática e artes visuais.

Os alunos das escolas E.E. Sebastião de Souza Bueno, em São Paulo, e EMEF Santa Rita de Cássia, no Rio Grande do Sul, concluíram em dezembro a formação no Aprendizes - Digital, projeto que proporcionou oficinas semanais de robótica durante o ano letivo de 2023. 

:: Escola pública de Nova Santa Rita (RS) oferece oficinas semanais de robótica educacional ::

Ao todo, 204 estudantes foram contemplados com a capacitação: em São Paulo, as aulas foram ministradas para 100 alunos do 6º ano do Fundamental II e 1º e 2º do ensino médio, enquanto em Nova Santa Rita, o foco foi no ensino Fundamental I, para 104 alunos do 3º ao 5º ano. As atividades foram oferecidas gratuitamente até dezembro, quando foi realizada a cerimônia de formatura e entrega de certificados. 

O projeto, que está em seu terceiro ano consecutivo e já atendeu mais de 600 alunos e 100 professores, é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e idealizado pela Muda Cultural, agência especializada na criação e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo.

Nesta edição, o Aprendizes - Digital atendeu o Sul do país pela primeira vez, com parceria local de produção do centro cultural Vila Flores (PoA), e a região já sente os impactos positivos da ação: a escola gaúcha esteve na etapa regional da competição Robotics Experience e foi a única da rede pública a participar da disputa. 

Entre as seis equipes selecionadas para representar o estado em torneio nacional de robótica, a EMEF Santa Rita de Cássia teve duas classificações. "O Aprendizes - Digital busca atender um pouco da ausência de iniciativas que envolvam o aprendizado de tecnologia, cultura digital e robótica em escolas públicas de ensino”, explica Maria Ito, produtora do projeto.

“Ver as equipes indo ao torneio já foi assistir a um grande passo. Mas quando falamos sobre a vitória e a passagem deles para a final, nos deparamos com um potencial simbólico muito grande: a diferença entre as escolas particulares e as escolas públicas são as oportunidades", completa Maria. 

Além da formação para os alunos, os docentes das instituições também participaram de encontros mensais, em que foram trabalhadas as possibilidades de inserção da tecnologia e da programação em seus planejamentos regulares.

O objetivo é que os professores tornem-se agentes multiplicadores do projeto: ampliando suas ferramentas de ensino e compartilhando os seus saberes a partir de um novo ecossistema de oportunidades para ensinar e aprender. 

Como complemento ao trabalho desenvolvido nas oficinas presenciais e fomento ao aprendizado gratuito de conceitos da cultura e tecnologia digital, o Aprendizes - Digital expandiu para o formato on-line, com o lançamento de uma série de quatro videoaulas que ensinam aspectos da robótica e seus diálogos com o universo das artes. 

Com conteúdos teóricos e práticos, como Open Source, modelagem 3D e o desenvolvimento de jogos, as videoaulas são abertas e gratuitas e podem ser acessadas no canal do YouTube da agência Muda Cultural - realizadora do projeto - e no site do projeto Aprendizes - Digital.


As atividades foram oferecidas gratuitamente até dezembro / Foto: Ricardo Ara


Edição: Katia Marko