O município de Pedras Altas, localizado na região da Campanha do Rio Grande do Sul, já possui grandes atrativos turísticos, como o Castelo erguido pelo diplomata Assis Brasil e que serviu de local para assinatura do tratado de paz que pôs fim a Revolução de 1923. Recentemente reaberto ao público, o castelo é um ponto central de atração turística para o município que fica a cerca de 400 km de Porto Alegre, que conta com pouco menos de 2 mil habitantes e ainda luta junto ao governo do estado pela conclusão do seu acesso asfáltico.
:: Sob a pressão do avanço da soja, Pampa já é o segundo bioma mais devastado do Brasil ::
Uma nova ideia de atrativo turístico foi lançada no início de dezembro, quando o diretor do Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) e coordenador do Polo de Desenvolvimento Social e Ambiental do Pampa Gaúcho, Frei Sérgio Görgen, fez uma visita ao município e conversou com o prefeito José Volnei da Silva Oliveira (PT) e a coordenadora de Cultura e Turismo, Karlla dos Santos Mendes. Trata-se do “Mirante do Pampa”, estrutura que poderá ser instalada junto a área conhecida como Cerro da Guarda, um dos pontos mais altos de toda a região.
Conforme explica Görgen, a ideia é que os turistas que vêm até Pedras Altas tenham a oportunidade única de observar a vastidão do Pampa, as características da paisagem caracterizada pela geomorfologia levemente arredondada que dá origem a campos pastoris e coxilhas, bem como a vegetação que se divide entre os campos pastoris naturais, gramíneas, arbustivas e árvores de pequeno porte.
“Do chão já podemos visualizar centenas de quilômetros dessa paisagem que é única no mundo, imaginem a visão que se terá sobre um mirante que pode ser projetado para mais cerca de 40 metros de altura”, comentou.
O prefeito Volnei acolheu a ideia, agradeceu a iniciativa e garantiu que Pedras Altas é o lugar ideal para o Mirante do Pampa ser instalado. “Nossa comunidade está pronta para receber essa estrutura e oferecer aos turistas que vierem mais uma alternativa de visitação, com destaque para uma paisagem que mostra a beleza do nosso município e de todo o território da região. Não temos dúvida que este é o local ideal para instalar o mirante”, afirmou.
Karlla também reconheceu a importância da construção do mirante. “Será mais um diferencial que Pedras Altas vai agregar ao turismo regional, é uma iniciativa bem vinda, assim como todas as ações que vem ao encontro dos nossos projetos que colocam o turismo como um dos principais elementos a serem trabalhados visando o desenvolvimento local e regional.”
A ideia da construção do Mirante do Pampa deverá ser formalizada através de projeto a ser apresentado à Secretaria Estadual de Turismo, ao Ministério do Turismo e também a investidores privados. Conforme garantiram Frei Sérgio, prefeito José Volnei e gestora Karlla, em breve novas informações devem ser compartilhadas a respeito da iniciativa.
Edição: Marcelo Ferreira