Um cartão vermelho simbolizando a luta de homens pelo fim da violência contra as mulheres foi distribuído aos frequentadores de bares e restaurantes na noite dessa sexta-feira (08), no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. A ação foi proposta pelo deputado estadual Adão Pretto (PT), que coordena a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O ex-deputado Edegar Pretto, irmão do parlamentar e criador do Comitê Gaúcho Eles Por Elas/He For She da ONU Mulheres, também participou do ato.
Mais de 100 pessoas participaram da caminhada, que saiu do Largo Zumbi dos Palmares, e acabou com samba no Armazém do Campo, na José do Patrocínio. Tiago Ribeiro e amigos fizeram aquele samba consciente pelo fim da violência contra mulher.
Segundo o deputado Adão Pretto, a ação intitulada a Operação CB tinha como objetivo conversar com as pessoas, principalmente com os homens, para sensibilizá-los a fim de combater o problema. “Se são os homens que agridem e matam, é com eles que precisamos conversar”, disse o deputado. A Operação CB teve a presença do Levante da Juventude e do membro do Comitê Gaúcho Eles Por Elas/He For She, Edegar Pretto, da ONU Mulheres.
:: Câmara aprova protocolo para coibir violência contra mulher em bar ::
"É uma luta que tomamos frente lá em 2011 e que sabemos que é através do diálogo, da conscientização e desses movimentos, como a Operação CB, que vamos evoluir nesse trabalho a favor de uma sociedade mais humana, justa e sem violência. Cada ato é importante, porque chama a atenção para o aumento da violência contra a mulher no Estado", afirma Edegar Pretto.
Confira como foi a ação:
Edição: Marcelo Ferreira