Reunir mulheres e suas artes, potências, profissões, saberes e fazeres. Promover reflexão sobre espiritualidade e saúde mental, através dos processos artísticos que conectam vidas. Esse é o objetivo da Noite das Gurias que será realizada na quinta-feira (16), a partir das 19 horas, no Afronte Espaço Cultural localizado na Rua São Caetano, 173, no Centro de São Leopoldo.
:: No Rastro das Lutas: o passado e o presente de lutas das mulheres pescadoras ::
“Um encontro para nos olharmos e ver que toda a arte que fazemos e somos nos conecta à vida. Que espiritualidade e saúde mental caminham juntas, assim como nós juntas sentimos nosso ciclo, nos acolhemos e vibramos”, explica a poeta Rita Portella, responsável pela iniciativa da atividade e pela junção das demais artistas neste primeiro evento da Teia Produções.
A noite contará com apresentações musicais, dança, arte visual, arte cênica, fotografia e terapia integrativa de 11 mulheres, além de microfone aberto para quem desejar participar do sarau com suas leituras, ou cantorias.
Diversidade cultural
A pedagoga e musicista, Francine Pavan, criadora do Coletivo Aldeia, vai apresentar uma peça musical com pandeiro e voz. Além de cantar e tocar, ela vai falar sobre as intenções e possibilidades do Aldeia junto ao projeto Teia.
Fernanda Candfield, guardiã das medicinas da floresta, rezadeira e benzedeira, apresentará uma junção do corpo, do selvagem, do espírito, do feminino sagrado, com a força do seu tambor na expressão da dança, fala e música.
A jornalista Cátia Cylene, que também atua nas artes cênicas e na aromaterapia, fará uma leitura dramática de textos da Pagu – escritora homenageada na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) deste ano. Também estará expondo os óleos essenciais da dõTerra.
Carla Rosanna Borges, terapeuta de registro akáshicos que fez parte de vários movimentos de canto coral da região, fará uma intervenção artística com percussão no tambor.
As artistas Solange Gonçalves Luciano, Maíra Morelle, Mariana Jesus e Rita Portella irão projetar suas artes visuais com o tema Saúde Mental - um Direito Humano Fundamental, com texto da advogada Monalisa Campelo.
A Mostra Teia de Artistas Mulheres também contará com a Bruna Seibert e seus produtos artesanais da ConspirAção e com a Mari Nheira com brechó Veste o Verso. A entrada é gratuita e aberta para quem quiser curtir.
Edição: Marcelo Ferreira