Rio Grande do Sul

VIRADA SUSTENTÁVEL

Domingo terá homenagem aos catadores e catadoras na Virada Sustentável

Será realizada celebração e lançamento de carta pela Coleta Seletiva Viva POA

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No domingo (12) será lançada a Carta em Apoio aos Trabalhadores das UTs dentro da campanha Coleta Seletiva Viva POA - Foto: Sílvia Macuzzo

Chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de todos destinarem resíduos recicláveis às Unidades de Triagem é um dos objetivos das ações da Virada Sustentável deste ano. Há uma programação especial para que os participantes do evento entendam o processo da cadeia de resíduos.

O planejamento e a produção das atividades foram realizados pelo conselho de ativistas, pessoas que atuam em causas socioambientais. Este é o primeiro ano que a programação socioambiental foi agilizada nesse formato.

:: Unidades de Triagem de resíduos recicláveis enfrentam situação de penúria ::

Uma das iniciativas que merece destaque é a Celebração à Coleta Seletiva POA, no domingo (12), às 11h, na Casa de Cultura Mario Quintana. No domingo encerra a exposição Dá Pra Reciclar?, que abre na sexta, dia 10 (horários e detalhes abaixo). No evento, representantes de todas Unidades de Triagem receberão uma homenagem. Será um troféu personalizado feito por artistas como uma forma de agradecimento pelos serviços que os catadores e as catadoras têm prestado à sociedade.

Também será lançada a Carta em Apoio aos Trabalhadores das UTs dentro da campanha Coleta Seletiva Viva POA. Essa é uma das atividades propostas pelos membros do Conselho Criativo, que conta com integrantes de distintos segmentos da sociedade civil. Encabeça o movimento a Apoena Socioambiental, uma empresa do setor 2.5, de impacto social, que está por dentro da realidade da gestão de resíduos de várias cidades do Rio Grande do Sul.

Assinam a carta e integram o movimento, a própria Virada Sustentável, o Núcleo de Caracterização de Materiais (NuCMat), que faz parte do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Unisinos, o Instituto TodaVida e o coletivo POA Inquieta. A iniciativa é uma continuidade da campanha emergencial de apoio a melhores condições de trabalho das UTs, criada pelo grupo de resíduos do POA Inquieta.

Entre os principais objetivos da carta estão o pedido à Prefeitura de Porto Alegre por melhorias nas sedes das UTs, já que grande parte é de propriedade do município. Além disso, reforça a necessidade do pagamento justo pelo contrato de serviços prestados, já que o contrato atual firmado não cobre os custos fixos das UTs; a realização de obras na infraestrutura das unidades; a valorização e o resgate do protagonismo dos catadores e catadoras pelo serviço que gera uma significativa economia ao município pelo desvio dos resíduos recicláveis do aterro sanitário; e, por último, a iniciativa quer chamar a atenção de novos parceiros para fortalecer o trabalho realizados pelas UTs.

Confira a programação

Casa de Cultura Mario Quintana
 
Dias 10, 11 e 12 de novembro, sexta, sábado e domingo
Das 9h às 19h
Próximo à sala Sérgio Napp
Exposição "Dá Pra Reciclar?"
Nesta mostra, você saberá mais sobre o que dá para reciclar de verdade. A cada dia surgem novas embalagens que apresentam selos e se dizem recicláveis, mas não são.
 
Dia 12 de novembro, domingo
Das 11h às 11h30
No palco da Travessa dos Cataventos
Celebração da Campanha Coleta Seletiva Viva POA
Momento lançamento da campanha, entrega dos troféus às UTs e contação de histórias de luta e trabalho de catadores e catadoras.
 
Orla 1
 
Dia 18 de novembro, sábado
Das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30
Local: Saída e retorno da Orla 1, próximo do 360 POA Gastrobar
 
Visita: Para onde vai seu resíduo?
Haverá duas saídas, uma de manhã e outra à tarde, para visitar a Cooperativa ASCAT, uma das Unidades de Triagem e a Minhoca Urbana, uma unidade de compostagem que atende domicílios. A visita é gratuita, com limite de inscrições que podem ser feitas no link: https://forms.gle/VxWvt7Zys8yLnLN69.
 
 CCMQ, Redenção e Orla 1
 
Coleta de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos
 
A Cooperativa Paulo Freire estará recolhendo resíduos, componentes eletrônicos presentes em equipamentos que não usamos mais podem ser reutilizados, reciclados ou recuperado. Isso ajuda a diminuir a demanda de novas matérias-primas, evitando a poluição e gerando renda para comunidades.
 
Exemplos de resíduos eletrônicos que serão coletados:
 
• Eletrodomésticos: DVD, TVs, aparelhos de som, chaleira elétrica, cafeteira, câmeras fotográficas, lâmpadas LED
• Comunicação: telefones, celulares, carregadores, fones, modem, roteadores, CDs, DVDs, disquetes, fita K7
• Computadores: computadores, notebooks, teclados, monitores, impressoras, fontes, cabos, mouses, placas, estabilizadores
 
Atenção! São resíduos de equipamentos eletroeletrônicos mas não serão coletados (devem ser colocados em Pontos de Entrega Voluntária ou lojas onde foram comprados:
• pilhas e baterias
• cartuchos de tinta
• lâmpadas fluorescentes e incandescentes
 
Dias 10, 11 e 12 de novembro
Das 9h às 19h
Na Casa de Cultura Mario Quintana
 
Dia 15 de novembro, quarta, feriado
Das 10h às 19h
Na Redenção, próximo à antiga avenida Setembrina
 
Dias 18 e 19 de novembro de 2023
Das 9h às 18h
Na Orla 1, próximo ao 360, POA Gastrobar


Edição: Katia Marko