Dando continuidade à série de debates sobre Porto Alegre, ocorre nos dias 7 e 9 de novembro encontros com o tema "Porto Alegre Metrópole: Celebrando a Cultura e o Debate", na Livraria Cirkula. A discussão ocorre no momento em que se debate o novo edital de concessão do Cais Mauá que diminui consideravelmente o tempo destinado anualmente para uso público dos Armazéns para feiras e eventos por parte do Estado.
:: Entidades criticam aumento de vantagens a investidores no novo edital de concessão do Cais Mauá ::
A série de eventos que iniciou em outubro visa analisar as políticas de rebaixamento do prestígio e do bom viver da cidade. Também pretende analisar as possibilidades de novas práticas dignas de uma cidade cosmopolita, conectada com o mundo, com qualidade de vida para todos, uma cidade respeitosa na sua relação com a natureza.
Organizador do evento, o escritor Antonio David Cattani lembra que a capital gaúcha já foi conhecida internacionalmente pelo seu dinamismo cultural, pelas suas políticas públicas e pela organização de eventos extraordinários, como foi o caso do Fórum Social Mundial. No presente, está em rápido processo de regressão ambiental, urbanística e social.
:: Futuro urbanístico de Porto Alegre é tema de série de debates na capital gaúcha ::
Programação
Na próxima terça-feira (7), às 19h, o encontro terá como tema a "Porto Alegre para poucos: Espaços e Eventos Culturais Elitistas, a Cultura da Mediocridade Importada". Os debatedores convidados são Francisco Marshal, promotor cultural, ex-diretor do Museu da Ufrgs, de 1996 a 2002, professor da graduação e pós-graduação e pesquisador da mesma instituição; Francisco Milanez, ex-presidente da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, 1ª Entidade ecológica brasileira de 1971), além de ter sido o propositor e coordenador do Plano Rio Grande do Sul Sustentável no governo do estado; com mediação de Heverton Lacerda, jornalista e presidente da Agapan.
Já, na próxima quinta-feira (9), às 19h, tem como tema a "Alegre Porto Alegre: Cultura, Manifestações Populares, Criações e Festas". Os debatedores convidados são o cientista político Jorge Branco, a deputada estadual Sofia Cavedon; e o compositor, cantor e poeta brasileiro Richard Serraria; com mediação da jornalista do Matinal Sílvia Lisboa.
A capacidade do auditório é limitada por isso é necessário realizar uma inscrição para participar. Para se inscrever acesse aqui e efetive a inscrição com a compra de um livro na Cirkula para cada dia do evento. A Cirkula está localizada na Osvaldo Aranha, 522, no Bom Fim em Porto Alegre.
Mais informações, entre em contato pelos telefones 51-32093778 ou WhatsApp 51-998511522.
Edição: Katia Marko