Entre os meses de junho e setembro o Rio Grande do Sul viveu uma das piores catástrofes climáticas do estado. Entre os prejuízos causados pelas enchentes estão as bibliotecas públicas das cidades. Enquanto o governo do estado se empenhou na recomposição de mobiliários até materiais escolares e livros didáticos, agora a 69ª Feira do Livro terá ponto de doação de livros para bibliotecas públicas destruídas pelas enchentes. O ponto de coleta ficará no estande do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, em frente ao Memorial.
:: Em sua 69ª edição, Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira (27) ::
“A Feira do Livro está fazendo uma campanha para a doação de livros para as famílias que foram atingidas pelas enchentes, por entender que a gente precisa restabelecer o acesso à educação de alguma forma e proporcionar mais entretenimento e esperança para essas famílias que foram afetadas e perderam tudo com essas enchentes”, explica o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur.
As doações serão direcionadas ao Banco de Livros, que organizará a entrega dos materiais às escolas dos municípios. A entidade possui profissionais que classificam as obras para o envio ao público adequado.
Conforme afirma Ledur, esse é o momento de mostrar o poder transformador dos livros. “Vamos colaborar com a recuperação dessas bibliotecas e fazer com que a leitura seja uma aliada nesse momento”, destacou.
Quem desejar fazer doações de livros também pode entrar em contato diretamente com o Banco pelo e-mail [email protected] ou através do site www.bancodelivros.org.br.
Mais de 30 mil livros foram vendidos no primeiro fim de semana da Feira do Livro
Dados da Câmara Rio-Grandense do Livro, divulgados nesta terça-feira (31), indicam que a venda de livros nos três primeiros dias de evento – sexta (27), sábado (28) e domingo (29) – cresceu 32% em relação ao mesmo período de 2022. Isso significa que, até o momento, mais de 32 mil livros já foram comercializados na Praça da Alfândega. Em 2022, os números apontavam para pouco mais de 25 mil vendas. Na edição passada, a média de venda de livros por dia nas barracas era de 339 e neste ano está em 448.
A 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre até o dia 15 de novembro. Serão realizadas ao longo dos dias 650 sessões de autógrafos, sendo 46 coletivas e 604 individuais, 15 oficinas de literatura e escrita, 155 palestras na área geral e mais de 200 atividades na programação infantil e juvenil.
Veja neste link a programação completa da Feira do Livro.
Edição: Katia Marko