Rio Grande do Sul

RECURSOS DISPONÍVEIS

Caravana Federativa leva força-tarefa do governo federal para o Rio Grande do Sul

Negociação de débitos com a União e orientação sobre contratações emergenciais estão na programação do evento

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Alexandre Padilha (SRI), Anielle Franco (MIR) e Paulo Pimenta (SECOM) estarão em Porto Alegre em uma iniciativa que tenta aproximar a União de estados e municípios - Fotos: Divulgação/SRI, Rithyele Dantas/MIR e Lucas Leffa/Secom

A Caravana Federativa, que tem levado representantes do governo federal aos estados, chega no Rio Grande do Sul nesta semana. Nas próximas quinta (19) e sexta-feira (20), um grupo de ministros e representantes de 38 pastas federais estarão em Porto Alegre, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em uma iniciativa de aproximação da União a estados e municípios.

:: Desenrola vai além de renegociação de dívidas, programa também conta com plataforma de educação financeira ::

O evento itinerante, que já passou por Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), chega a sua terceira edição com a presença dos ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social. Por conta das fortes chuvas e do ciclone extratropical que destruíram diversas cidades da região Sul, a prioridade desta edição será ajudar governos a ter acesso a auxílios já garantidos pelo Executivo.

Segundo o governo federal, os participantes terão acesso direto aos ministérios e autarquias, que oferecem atendimento personalizado para auxiliar a solucionar eventuais entraves. O evento é aberto para deputados, prefeitos, vices, secretários, vereadores, técnicos, lideranças políticas e de movimentos populares, além de ser acessível a todos os interessados, mediante inscrição no site da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

O objetivo é ampliar o acesso aos principais programas sociais atualmente disponíveis, como Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Mais Médicos, entre outros recriados pelo governo do presidente Lula. 

Serviços oferecidos

Além da presença de quase totalidade dos 38 ministérios, participarão da Caravana Federativa o Banco do Brasil, a Caixa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa é de que isso facilite o acesso das prefeituras a programas e linhas de financiamento, por meio de um atendimento personalizado. 

A Advocacia-Geral da União (AGU) também estará presente, por meio do atendimento por equipes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e da Procuradoria-Geral Federal. Sendo estes: informação e negociação de débitos inscritos em Dívida Ativa da União; informações sobre o andamento de pedidos de operação de crédito interno com garantia da União; e facilitação na regularização de débitos tributários e não tributários perante autarquias e fundações públicas federais.

Já no estande do IBGE haverá serviços de interesse de prefeitos, assessores e secretários municipais. Eles poderão tirar dúvidas com técnicos do Instituto que atenderão o público mostrando o portal institucional e como utilizar alguns canais, bem como mostrar como colocar os dados de determinado município no site da prefeitura.


Edição: Marcelo Ferreira