A cidade de Porto Alegre passa por diversas transformações urbanísticas recorrentemente, por meio de planos de urbanização. Os projetos costumam fazer parte dos planos de pleitos na gestão dos prefeitos eleitos. A fim de debater o futuro da cidade e o avanço implacável dos mega projetos imobiliários, ocorre entre os dias 3 e 5 de outubro a série de discussões "Porto Alegre Metrópole", na Livraria Cirkula.
:: Internacionalização de Porto Alegre: debate sobre o futuro da cidade ::
Atualmente, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) são os que estão em análise e construção. Além disso, existem construções que têm sido possibilitadas pela prefeitura de Porto Alegre a partir de projetos especiais, que são empreendimentos que têm o seu licenciamento como prioridade.
A série de eventos visa analisar as políticas de rebaixamento do prestígio e do bom viver da cidade. Também, pretende discutir as possibilidades de novas práticas dignas de uma cidade cosmopolita, conectada com o mundo, com qualidade de vida para todos, uma cidade respeitosa na sua relação com a natureza.
:: Não estamos aprendendo os sinais dados pela natureza, alerta Leonardo Boff em Porto Alegre ::
Organizador do evento, o escritor Antonio David Cattani lembra que a capital gaúcha já foi conhecida internacionalmente pelo seu dinamismo cultural, pelas suas políticas públicas e pela organização de eventos extraordinários, como foi o caso do Fórum Social Mundial. No presente, está em rápido processo de regressão ambiental, urbanística e social.
“A deterioração da qualidade de vida, a poluição, os mega projetos de especulação imobiliária são resultados de ações promovidas por grupos econômicos com uma ganância sem limites, articulados ao poder público municipal e respaldados pela mídia elitista e retrógrada”, afirma Cattani.
Programação
No primeiro encontro, na terça-feira (3), com o tema "Os Predadores da Cidade", será discutido como esses predadores são responsáveis pela produção de prédios que aumentam a temperatura, poluem visualmente a cidade, especulam com o tecido urbano, cortam árvores e destroem o patrimônio arquitetônico. Os palestrantes convidados deste dia são: o arquiteto Carlos Furtado, que falará sobre a gentrificação da cidade; o botânico Paulo Brack, que discutirá o embate entre o cimento e o verde; e o arquiteto Tiago Holzmann, que abordará a cidade zumbi. O encontro será mediado pelo jornalista Luís Gomes, do jornal Sul 21.
Já no segundo encontro, na quinta-feira (5), com o tema "Os Criadores de uma Bela Cidade", será dado destaque àqueles que resistem aos predadores, desenvolvem projetos alternativos e inovadores, e trazem alegria para a cidade. Os palestrantes convidados deste dia são: a professora Ana Maria Dalla Zen, que falará sobre o Parque da Redenção; o arquiteto Flávio Kieffer, que discutirá como evoluir sem destruir; a professora Vanessa Marx, que abordará o direito à cidade e o ativismo urbano. O encontro terá mediação da jornalista Katia Marko, do Brasil de Fato RS.
A capacidade do auditório é limitada por isso é necessário realizar uma inscrição para participar. Para se inscrever acesse o link https://bit.ly/poa-metropole e efetive a inscrição com a compra de um livro na Cirkula para cada dia do evento.
Mais informações, no telefone 51-32093778 ou no WhatsApp 51-998511522.
Edição: Marcelo Ferreira