Rio Grande do Sul

NATUREZA CONSCIENTE

Documentário sobre sustentabilidade ganha exibição comentada no cinema da Ufrgs

'Sociedade Regenerativa' mostra espaço idealizado por José Lutzenberger como exemplo de uma nova consciência ambiental

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O documentário 'Sociedade Regenerativa' traz falas exclusivas do líder indígena Ailton Krenak e do escritor e biólogo moçambicano Mia Couto - Foto: Divulgação

O documentário "Sociedade Regenerativa" (2023) terá sessão especial, nesta quarta-feira (27), às 19h, na Sala Redenção, localizada no Campus Central da Ufrgs, em Porto Alegre (acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333). A obra contextualiza o Rincão Gaia, propriedade de 30 hectares em Rio Pardo (RS), idealizado pelo ecologista José Lutzenberger (1926-2002), como exemplo de uma consciência ambiental emergente nas últimas décadas.

:: Não estamos aprendendo os sinais dados pela natureza, alerta Leonardo Boff em Porto Alegre ::

Com entrada gratuita, a exibição terá a presença da equipe técnica, além de depoentes participantes do média-metragem. Após a projeção, a Okna Produções apresenta um bate-papo, que conta com a participação da produtora Aletéia Selonk e do geólogo Rualdo Menegat.

Rualdo Menegat foi um dos convidados a participar do documentário, assim como a bióloga e ambientalista Lara Lutzenberger. O documentário traz falas exclusivas do líder indígena Ailton Krenak e do escritor e biólogo moçambicano Mia Couto.

A narrativa traz o Rincão Gaia, propriedade rural que investe no manejo sustentável dos recursos naturais, como o fio condutor de uma série de reflexões a respeito da relação entre o homem e a natureza. É um modo de encarar a Terra como um organismo vivo, que começou a ser teorizado pelo britânico James Lovelock no final dos anos 1970. A teoria é encontrada também na cultura de diferentes povos originários.

Dirigido por Pedro Zimmermann e produzido por Aletéia Selonk, o média-metragem é um trabalho da Okna Produções, empresa sediada em Porto Alegre dedicada à produção de conteúdo para cinema e televisão. Com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a obra é uma realização do Ministério da Cultura e da Okna, com parceria cultural do Fronteiras do Pensamento e patrocínio da Braskem e da Rio Grande Seguros.


Edição: Marcelo Ferreira