Moradores das ilhas de Porto Alegre buscam retomar rotina, após um final de semana de sol. Porém dizem estar apreensivos com chuvas dos próximos dias, conforme previsões da MetSul Meteorologia.
A Defesa Civil municipal emitiu alerta, nesta segunda-feira (18), para a possibilidade de inundações nas regiões ribeirinhas da cidade. Pela manhã, o Guaíba voltou a atingir a cota de inundação (2,2 metros) na Ilha da Pintada.
:: 'Desastres são naturais?', especialistas debatem a questão na estreia do programa do Brasil de Fato ::
Neste domingo (17), repórter fotográfico Jorge Leão esteve na região das ilhas da capital gaúcha e registrou a situação vivida pelas famílias atingidas pela cheia. Alagamentos perduram desde as fortes chuvas que se abateram sobre o estado.
Na Ilha das Flores, as águas do Guaíba e do rio Jacuí já haviam baixado consideravelmente, permitindo a passagem de veículos e pedestres. Contudo, ainda há casas em áreas inundadas, sendo em alguns casos necessário o auxílio de barco.
:: 'Depois dessa tragédia que foi a maior enchente de Muçum vamos ter que nos reerguer', afirma morador ::
Na Ilha da Pintada, a rua Nossa Senhora da Boa Viagem segue interditada devido ao alagamento, mesmo quase uma semana após a tormenta mais recente.
Veja as fotos abaixo:
Edição: Marcelo Ferreira