O Coletivo responsável pela realização do Festival de Cinema de Três Passos, na região Noroeste do RS, divulgou a lista dos 50 filmes curta-metragem selecionados para a mostra competitiva de 2023. As obras serão exibidas em cinco sessões, de 9 a 11 de novembro, com acesso gratuito aos interessados.
“O Festival recebeu mais de 500 curtas-metragens inscritos, oriundos de 152 cidades brasileiras, de 23 estados e Distrito Federal, bem como de países estrangeiros como Espanha, EUA, França, Itália, Noruega, México, Peru e Portugal”, aponta Juarez Braga Zamberlan, jornalista na divulgação do Festival.
:: Sessões gratuitas marcam retomada do Festival de Cinema de Três Passos ::
Foram selecionadas 53 obras pela Curadoria, que serão exibidas no Cine Teatro Globo, uma das mais antigas salas de projeção do estado que nunca interrompeu seu programa de sessões de cinema e ainda hoje é uma das raras salas “de calçada” ainda em operação no estado. Os vencedores receberão o Troféu Levy, obra do artesão local Mauro Rückert, em homenagem a Alberto Abrahão Levy e à sua família, pela resistente trajetória histórica de manutenção da atividade cinematográfica na cidade de Três Passos.
“A programação do 6º Festival de Cinema de Três Passos é composta também de Mostra Não Competitiva, que vai exibir obras de curta-metragem não selecionadas para a mostra competitiva, como também, produções de escolas municipais e estaduais e de realizadores locais”, acrescenta Braga, indicando que a grade de programação será divulgada até o final de setembro no site e redes sociais do Festival.
Com o tema “Todas as Vozes”, o Festival objetiva valorizar e difundir produções de curtas-metragens contemporâneos, democratizar o acesso à população do interior do RS, em especial ao público jovem, formar novas plateias e incentivar a produção de obras audiovisuais em nível local e regional, promover o debate e olhar crítico sobre obras artísticas e possibilitar ao público o contato com novos e diferentes olhares sobre aspectos do mundo na contemporaneidade.
Conforme explica Braga, o Coletivo que organiza o festival também busca oportunizar a troca de vivências entre realizadores e a comunidade local, reconhecer e premiar a relevância artística de filmes produzidos nos últimos anos no Brasil e exterior, estimular ações para a sustentabilidade e qualidade de vida no planeta, valorizar manifestações culturais no município, bem como impulsionar a economia criativa, comércio e serviços locais.
:: Porto Alegre retoma um de seus tradicionais cinemas de calçada no centro da Capital ::
Na mostra competitiva os filmes selecionados vão concorrer nas categorias Melhor Curta do Festival, Melhor Curta Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Animação, Melhor Curta Experimental, Melhor Curta Sustentabilidade e Qualidade de Vida, Melhor Curta Estrangeiro, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Musical, Melhor Edição/Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som. Há ainda a indicação do melhor curta do Festival pelo Júri Popular.
* Com informações da Assessoria de Imprensa do Festival de Cinema de Três Passos
Edição: Katia Marko